Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Enfermagem transcultural é tema central de aula aberta na ESEnfC

18 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Enfermagem transcultural é tema central de aula aberta na ESEnfC

O investigador Carlos Nolasco, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) vai dinamizar, amanhã (19), uma aula aberta sobre “Enfermagem transcultural: a Europa e os refugiados”, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Este seminário “pretende reflectir sobre o afluxo de refugiados no espaço europeu e as exigências daí resultantes para os sistemas de saúde locais, em particular o impacto na prestação de cuidados de enfermagem culturalmente sensíveis”, refere a ESEnfC.

A aula, que irá decorrer entre as 16h00 e as 18h00, nas instalações no Polo A da Escola de Enfermagem, é aberta a toda a comunidade académica e a profissionais e técnicos interessados por esta temática.

A iniciativa foi organizada no âmbito da unidade curricular de opção “Cuidados de Enfermagem a populações migrantes e minorias étnicas”, do 2º ano do curso de licenciatura em Enfermagem e do projeto estruturante “Migrações, saúde global e multiculturalidade”, inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

Carlos Nolasco, que no CES/UC integra o Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, tem como áreas de interesse a Sociologia das Migrações, do Desporto e do Direito.