Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Encontros Poéticos com Boaventura de Sousa Santos na FEUC

29 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Encontros Poéticos com Boaventura de Sousa Santos na FEUC

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) vai receber amanhã, dia 30, pelas 17h00, nos jardins e no Auditório, uma sessão evocativa da obra poética de Boaventura de Sousa Santos.

Esta iniciativa constitui uma homenagem à sua obra imensa e multifacetada, que inclui incursões na poesia.

A sessão intitula-se Encontros Poéticos com Boaventura de Sousa Santos, e tem por base dois dos seus mais recentes livros de poesia: 139 Epigramas para sentimentalizar pedras (Poética Edições) e Rap Global (Apuro-Edições). Além de contar com a presença do autor e do director da FEUC, Álvaro Garrido, na sessão intervêm distintos protagonistas.

O actor Ricardo Correia e a coreógrafa Mariana Amorim encenam formas de representação daquelas obras e convidam os presentes a viajar através dos seus poemas. Por sua vez, um painel de comentários é assegurado por Luís Sarmento (editor da Poética Edições) e por Graça Capinha (docente da Faculdade de Letras da UC e investigadora do Centro de Estudos Sociais). Finalmente, o rapper Renan Inquérito e a poeta e arte-educadora Raquel Lima apresentam em vídeo uma síntese de aspetos mais salientes dos dois livros.

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, é Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973), Professor Catedrático Jubilado da FEUC e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projecto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu. Tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, romeno, dinamarquês e polaco.