Coimbra  20 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Encontros Mágicos preenchem as ruas de Coimbra durante cinco dias

14 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Encontros Mágicos preenchem as ruas de Coimbra durante cinco dias

Entre os dias 21 e 25 do presente mês vários locais de Coimbra vão encher-se para receber dezenas de espectáculos alusivos à 25.ª edição de Encontro Mágicos.

O maior e mais antigo festival de magia que se realiza em Portugal (desde 1992), exclusivamente dedicado ao público em geral, volta a acontecer como habitualmente na terceira semana de Setembro, contando este ano com 15 artistas de oito países de quatro continentes.

Para o evento vêm mágicos de países como Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Israel, Peru e Portugal.

O Festival Internacional de Magia de Coimbra divide-se por três linhas de acção: programação de rua com espectáculos gratuitos; Escola de Magia, igualmente gratuitas; e as Galas Internacionais de Magia que decorrem no Grande Auditório do Convento São Francisco.
As companhias e artistas convidados da 25.ª Edição dos Encontros Mágicos são: Arkadio & Solange (Espanha), Bruno (Peru), Civi Civiac (Espanha), Dan Marques (Brasil), Danny Cole & Stacey (Estados Unidos da América), Francisco Mousinho (Portugal), James More (Inglaterra), Joaquin Matas (Espanha), Julito Rapado (Espanha), Lautaro (Espanha), Lioz Shem Tav (Israel), Luis de  Matos (Portugal), Mago Daba (Argentina), Paulino Gil (Espanha), Peter Wardell (Inglaterra) e Solange (Portugal).

As oitenta representações acontecerão em espaços como a Antiga Igreja do Convento São Francisco, o Antigo Colégio das Artes, os Claustros do Museu Machado Castro, o Colégio da Graça, o Jardim da Casa da Escrita, o Jardim do Restaurante do Convento São Francisco, os Jardins do Mosteiro Santa Clara, o Parque Verde, a Praça 8 de Maio e a Praça das Bandeiras do Convento São Francisco.

Em função do contexto pandémico em que a esta edição acontece, à semelhança da anterior, todos os locais foram escolhidos e adaptados por forma a cumprir todas as orientações determinadas pela DGS, em articulação com a sua Autoridade Regional. Assim, e apesar dos espectáculos acontecerem no espaço público, serão delimitados por forma a ter controle sobre a lotação e garantir o distanciamento previsto e necessário. Como sempre, os espectáculos são gratuitos, mas mantém-se a obrigatoriedade de reserva prévia de lugar através da plataforma Ticketline.