Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Encontro Nacional dos Produtos Qualificados destaca desafios e importância socioeconómica

28 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Encontro Nacional dos Produtos Qualificados destaca desafios e importância socioeconómica

O Instituto Politécnico de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Penela, promoveu o “I Encontro Nacional dos Produtos Qualificados com DOP/IGP/ETG” no âmbito do @GIR – Gabinetes de Inovação Regional. O seminário, realizado no dia 17 de Novembro, na Biblioteca Municipal António Arnaut em Penela, centrou-se na qualificação de produtos locais e regionais como impulsionadores das economias locais, especialmente em territórios de baixa densidade.

O evento contou com dois momentos distintos. O primeiro abordou os “Desafios da Qualificação de Produtos”, com a directora executiva do QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL, Ana Soeiro, liderando a discussão. O segundo painel explorou a “Importância Social e Económica das DOP/IGP/ETG para as Regiões”, iniciando com uma apresentação de Cristóvão Monteiro, presidente do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e docente do ISCAC | Coimbra Business School.

Na sessão de abertura, Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, destacou a relevância do encontro para promover a cultura, história, identidade e economia local. Eduardo Santos, presidente da Câmara Municipal de Penela, sublinhou o papel essencial do IPC na valorização dos produtos locais e no impacto positivo na economia regional.