Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Encontro de Colectividades de Souselas com prova inédita de BTT

31 de Maio 2019

O VI Encontro de Colectividades da União de Freguesias de Souselas e Botão está de regresso, nos próximos três dias, e promete animação, gastronomia, tradições e muito convívio.

Com um programa “que aposta novamente nos grupos da terra” e pensado para crianças e adultos, a ideia é que se possa chamar a atenção de um público variado e dar a conhecer o que de melhor há e se faz nestas localidades, situadas no Norte do concelho de Coimbra.

Será, na perspectiva de Rui Soares, presidente da UF, “um grande encontro de colectividades”, tendo como principal objectivo “trazer pessoas, criar eventos paralelos que atraiam mais gente”, como é o caso da grande novidade deste ano: a prova de orientação de BTT, promovida através de uma parceria entre a UF e o Clube de Aventura da Bairrada e patrocinada pela Cimpor.

Naquele território são esperadas, por estes dias, cerca de duas centenas de pessoas, amanhã (01) e domingo (02), e 40 equipas espanholas estarão em competição. Uma das provas irá contar para o campeonato ibérico feminino de orientação em BTT, uma competição “que já se realizou em Setembro, vai-se realizar agora também e voltará em 2021, com uma prova mundial de BTT. Este é o princípio de um caminho longo e bom a percorrer”, assume Rui Soares.

UF dinâmica e activa social e culturalmente

“A freguesia é isto, um conjunto de colectividades e de pessoas e quanto mais dinâmica, partilha e entrosamento houver entre todos, seguramente que melhor será”, nota Rui Soares, sublinhando que a sua função “passa também por promover essa partilha, essa ajuda e por manter todos unidos num só objectivo que é conseguir o melhor para a freguesia”.

Mas o Encontro de Colectividades será muito mais do que apenas a prova de orientação de BTT. Como habitualmente, será a gastronomia e a animação musical e cultural que ajudarão a cativar ainda mais visitantes, procurando que aquele espaço seja “de encontro das famílias e dos amigos”.

Assim, nesta edição vão marcar presença 12 tasquinhas, com iguarias tão típicas como os negalhos, a chanfana, o leitão, o cabrito, francesinhas, bacalhau, etc., todas elas confeccionadas pelas colectividades da UF. A adoçar os visitantes estará o Centro Social de Souselas, que irá providenciar a doçaria.

No espaço, e como habitualmente, estarão 17 expositores de artesanato e flores, além de um mercadinho.

A animação dá espaço aos grupos da terra, com a Banda Hit e o Dj V2 (hoje). O grupo “Os Katempas”, a Orquestra Casinu’s e o Dj Coimbra (amanhã). “Os Katempas” voltam a animar o recinto no domingo, seguindo-se a matiné com o grupo “R Music”, o Grupo de Bombos “Vai a Todas” e uma masterclass de zumba (17h00).

Durante a tarde, às 15h00, no Espaço Cultural de Souselas, vai ser inaugurada uma sala dedicada ao Grupo de Cordas Allegro, onde ficará reunido o espólio que faz parte da história deste grupo de S. Martinho do Pinheiro, que realizou mais de 400 concertos e formou muitos jovens músicos.

Será, como realça Rui Soares, “uma espécie de pequeno museu, que estará aberto sempre aberto ao público e dará a conhecer o que foi o grupo ao longo da sua existência”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com