Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Encontro com a escritora e artista plástica Helena Roso na Biblioteca Idalécio Cação

18 de Maio 2023 Jornal Campeão: Encontro com a escritora e artista plástica Helena Roso na Biblioteca Idalécio Cação

No dia 28 de Maio, às 15h30, a Biblioteca Idalécio Cação (BIC), localizada na Sede da Junta de Freguesia de Moinhos da Gândara, será palco de um encontro com a escritora e artista plástica Helena Roso. O evento tem como objectivo apresentar ao público algumas das suas obras literárias dedicadas ao público infantil, como “A Sereia e o Pigmeu”, “O Juca Hipopótamo” e “A Viagem da Guiomar e outros contos”.

O encontro é aberto ao público em geral, sendo a entrada livre. No entanto, a lotação da sala é limitada, portanto é importante chegar com antecedência para garantir o lugar. A BIC, inaugurada em Agosto de 2017, abriga um valioso acervo doado por Idalécio Cação, um renomado nome da cultura gandaresa, que não apenas escreveu sobre sua comunidade, mas também sobre as suas próprias experiências de vida.

Helena Maria Alves Roso nasceu em Lisboa, em 5 de Julho de 1967, e cresceu em Vila Nova de Anços, no concelho de Soure. Formou-se em Serviço Social em 1990 na cidade de Coimbra e iniciou a sua carreira na Segurança Social na ilha da Madeira, onde trabalhou por quatro anos. Posteriormente, retornou ao continente e continuou a sua actuação na Segurança Social em Coimbra. Actualmente, é presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Figueira da Foz (CPCJFF).

Helena Roso lançou o primeiro livro de contos infantis, intitulado “D. Cegonha Onha e sr. Pato Real Cardal”, em 2008, seguido por “A Fada e a Nuvem” em 2009. Em 2011, publicou “A Viagem da Guiomar e outros contos” e, em 2013, “O Juca Hipopótamo”. Além da sua carreira como escritora, Helena Roso também se aventurou no mundo da pintura, explorando técnicas como acrílico e óleo.