Coimbra  21 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Empresários de Coimbra pedem campanha de incremento do comércio local

19 de Maio 2020 Jornal Campeão: Empresários de Coimbra pedem campanha de incremento do comércio local

A Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC) pediu, hoje, aos municípios da área para realizarem uma campanha que incentive a compra no comércio e turismo local, a par da opção por produtos nacionais.

Em comunicado, a NERC defende a necessidade de uma campanha dirigida aos consumidores, em que as autarquias da região, “dando privilégio aos canais digitais”, fomentem “a compra no comércio e no turismo local, e a escolha de produtos portugueses”.

Propondo um conjunto de “medidas urgentes” na actual fase da pandemia da covid-19, a associação, dirigida pelo empresário Horácio Pina Prata, solicita “um maior apoio à mobilização do comercio e do turismo neste momento de retoma económica”.

Cabe às autarquias “cederem o espaço público para que promovam mais actividade comercial, dando mais confiança a todos os consumidores”, com medidas como a criação de “centros comerciais a céu aberto nas zonas centrais e históricas”.

A NERC preconiza “o lançamento de programas de retoma e revitalização da actividade económica (…) que promovam o aumento do consumo nas actividades comerciais dos centros das cidades e do comércio tradicional de rua, dos restaurantes e similares”.

Encara igualmente a possibilidade de haver parcerias dos municípios com as associações empresariais e sugere, “desde já, um programa piloto na Baixinha” de Coimbra.

Face ao “momento difícil” que enfrentam as empresas do comércio tradicional, restauração e similares, “devem estes sectores usufruir do direito de ocupar o espaço público e da isenção de taxas”, de acordo com a direcção da NERC.