Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Empresários da região reclamam demora nas linhas de crédito

20 de Abril 2020 Jornal Campeão: Empresários da região reclamam demora nas linhas de crédito

A Associação Empresarial Serra da Lousã (AESL), a Associação Empresarial de Poiares (AEDP), o Clube de Empresários de Miranda do Corvo (CEMC) e o Núcleo Empresarial de Penela (NEP), em representação de mais de 3 000 empresários da região, continuam perplexos com o facto de “ainda não ter chegado às empresas da região qualquer Euro das linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo”.

Esta não é a primeira vez que estas quatro associações empresariais alertam para a situação, uma vez que na passada semana, chamaram a atenção para o facto de não conseguirem aceder às linhas de crédito.

Segundo as associações, estes atrasos devem-se, em primeiro lugar, à forma como estão a ser lançados os apoios, pela falta de clareza sobre quem pode aceder aos mesmos, quais os limites e que documentação têm as empresas de entregar. Por outro lado, consideram, ainda, que “alguns bancos estão a burocratizar todo este processo, pedindo documentação que neste momento não é possível entregar, como por exemplo as prestações de contas dos anos de 2019, que foram adiadas para 30 de Junho. E por fim as Sociedades de Garantia Mútua, que por algum motivo, não estão a aprovar os empréstimos enviados pelos bancos”.

Os presidentes das associações apelam “para que os empresários se mantenham firmes ao leme dos seus negócios e que não desistam”, acreditando que até ao final do mês de Abril o dinheiro destas linhas deverá chegar à economia.