Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Empresa de Coimbra investe em novo Hospital Universitário na Arábia Saudita

25 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Empresa de Coimbra investe em novo Hospital Universitário na Arábia Saudita

A empresa Idealmed GHS, com sede em Coimbra, que integra o grupo “International Group of Healthcare Services”, formalizou o contrato para a participação societária e gestão de um novo Hospital Universitário privado, no Emirado de Fujairah, num investimento que ascende a 130 milhões de euros.

O investimento conta com o envolvimento directo do Governo local através da “Fudjairah Investment Establishment”, sociedade gestora de participações sociais.

A IGHS junta-se na estrutura societária à empresa VHM – Coordenação e Gestão de Projectos, SA, responsável pela gestão global do desenvolvimento deste projecto e com quem o grupo materializou todo o desenvolvimento de um dos mais icónicos hospitais de toda a região do médio oriente, o “Oman International Hospital (OIH)”, cujo investimento ascende os 100 milhões de euros, e no qual a empresa de Coimbra assume igualmente a condição de accionista e de operador geral.

Para José Alexandre Cunha, chairman da IGHS, “este é mais um enorme contributo para a afirmação do grupo no contexto internacional e de partilha com a VHM”. “A nossa presença na Ásia e no Médio Oriente continua a cimentar-se de forma assinalável, relevando o reconhecimento de importantes parceiros locais ao trabalho que temos vindo a desenvolver”, refere.

O responsável realça que em Mascate, Omã, “lideram o mais diferenciado hospital privado existente em todo o país (OIH)”, em Riade, “entre vários outros projectos que têm no Reino da Arábia Saudita, licenciaram um hospital que será uma referência global, e, agora, celebram a entrada nos Emirados Árabes Unidos”.

Para José Alexandre é claro que “a IGHS se afirma no mercado internacional como um porta-estandarte das competências clínicas e não clínicas existentes no nosso país, estando profundamente reconhecida às empresas e instituições que têm abraçado tão ambiciosos desafios”.

“Desde o ensino, onde contamos com o contributo das Faculdades de Medicina das Universidade de Coimbra e Porto, às tecnologias de informação, onde suporte do sistema integrado imTHOM da Ciberbit, à decoração de todos os nossos projectos realizada pela Ipotz, entre vários outros exemplos com destaque para a Siemens Healthineers”, especifica.

Sobre a parceria com a VHM, “uma empresa por todos reconhecida que tem hoje, entre muitos outras áreas de competência, um enorme know-how no desenvolvimento de projectos de arquitectura e engenharia hospitalar” o chairman da IGHS afirma ser um privilégio o desenvolvimento de outro grande projecto em conjunto.

Para Vítor Hugo Leal Gomes, CEO da VHM, “a confiança atribuída à VHM neste projecto pela estrutura societária, com a gestão global do desenvolvimento do projecto, representa a afirmação da empresa na ambiciosa e exigente área da gestão global de projectos no mercado internacional, complementando assim as actividades de consultoria de Arquitectura e Engenharia que permitiram nos últimos anos a expansão internacional da empresa”.

Após o sucesso obtido pela parceria entre a VHM e a IGHS no OIH desenvolvido em Omã, este novo desafio vai, com certeza, assumir-se como uma referência para o sector da Saúde nos Emirados Árabes Unidos e permitirá às várias empresas e instituições envolvidas uma assinalável visibilidade internacional, cimentando também o reconhecimento internacional que já foi alcançado pela VHM e IGHS no desenvolvimento integrado de projectos Hospitalares”, refere.

Segundo a IGHS, o Hospital Universitário de Fujairah conta ainda com o envolvimento de Universidades Portuguesas. Integrando uma Escola Universitária de Ciências da Saúde, estão já a ser criadas as bases para o contributo de instituições de ensino superior portuguesas na definição pedagógica e de docência dos cursos a ministrar bem como para a celebração de protocolos de intercâmbio de alunos.

A relação entre a liderança das duas empresas portuguesas iniciou-se em 2009, tendo a VHM sido responsável pela coordenação de projectos e fiscalização do Hospital da Idealmed em Coimbra, hoje Hospital da Luz Coimbra.