Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Emílio Torrão desafia Sindicato Nacional da Actividade Turística a promover Montemor-o-Velho

12 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Emílio Torrão desafia Sindicato Nacional da Actividade Turística a promover Montemor-o-Velho

Uma delegação composta por cerca de 20 membros do SNATTI – Sindicato Nacional da Actividade Turística, Tradutores e Intérpretes, provenientes de várias regiões do país, realizou uma visita ao concelho de Montemor-o-Velho no passado dia 10 de Janeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, recebeu a delegação no Salão Nobre dos Paços do Município. Durante a recepção, Torrão destacou alguns projectos em desenvolvimento, afirmando: “Estamos a estruturar Montemor-o-Velho como um produto turístico de excelência, onde, para além do Castelo, do Património, da História, da Gastronomia e dos nossos deliciosos produtos endógenos, valorizamos a Natureza e o Desporto.”

Ao reconhecer a importância do trabalho dos profissionais do sector turístico na promoção das riquezas locais, Emílio Torrão incentivou os guias-intérpretes a serem embaixadores do concelho junto dos programadores e operadores turísticos. O autarca deixou ainda um desafio: “Usufruam da visita que preparámos e que vos vai desvendar um concelho surpreendente e cheio de oportunidades. Enquanto especialistas, dêem-nos os vossos contributos e sugestões. A vossa opinião crítica é importante para que possamos continuar a melhorar e a preparar uma estratégia e um produto turístico único.”

A visita da comitiva do SNATTI começou com um momento teatral, onde Fernão Mendes Pinto “regressou a casa” com a 1.ª edição da sua obra Peregrinação, impressa em 1614.

Durante o dia, o programa da visita incluiu a presença dos vereadores José Veríssimo, Diana Andrade e Décio Matias, bem como de dirigentes municipais. A iniciativa abrangeu visitas ao grupo escultórico dedicado a Fernão Mendes Pinto, ao Convento dos Anjos, ao Castelo e à envolvente Sul, com passagem pela Capela de Santo António, ao Paul do Taipal e uma visita às plantações de morangos na freguesia de Arazede.

A comitiva explorou ainda o Centro Náutico, participando numa prova de arroz doce feito com arroz Carolino do Baixo Mondego e assistindo a uma apresentação sobre a cultura do arroz pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Centro. A visita estendeu-se à vila de Tentúgal, onde a delegação teve a oportunidade de explorar o património local, culminando num momento de degustação do famoso Pastel de Tentúgal.