Coimbra  4 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Embaixada da Índia promove acção ambiental no Jardim Botânico da UC

4 de Junho 2019 Jornal Campeão: Embaixada da Índia promove acção ambiental no Jardim Botânico da UC

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente (amanhã, 05) e dos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi, a Embaixada da Índia vai promover uma acção simbólica ambiental, com a plantação de árvores.

O evento terá lugar amanhã, a partir das 11h30, e contará com a presença de K. Nandini Singla, embaixadora da Índia em Portugal; de Delfim Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Cultura e a Ciência Aberta; e de Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), natural de Goa, e director do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial.

A iniciativa consistirá na plantação simbólica de um conjunto de árvores representativas da flora natural da Índia (Zyzygium jambos, conhecida Rosa Apple, Malabar Plum ou Jambo) e de Portugal (Medronheiro, Pilriteiro e Zêlha).

Na cerimónia também estarão presentes estudantes e investigadores da UC originários da Índia.

“Esta é uma iniciativa muito importante para o nosso país e para a UC, pelo seu significado e simbolismo. Estamos a lembrar e a homenagear a memória de Gandhi, que foi um promotor de reformas sem violência e da convivência entre as pessoas, os restantes seres vivos e a natureza, de modo a preservar o legado que recebemos”, destaca o investigador, sublinhando que “por outro lado, comemora-se o Dia Mundial do Ambiente, lembrando os terríveis incêndios que assolaram Portugal há precisamente dois anos e, de forma simbólica damos um pequeno contributo para que a natureza e o ambiente se conservem”.

A equipa de Xavier Viegas foi uma das que trabalhou sobre os graves incêndios florestais que afectaram Portugal nos últimos anos, pelo que decidiu associar-se à iniciativa, bem como a Embaixada da Índia, que “reconhece o trabalho de investigação que se tem realizado na UC, na temática dos incêndios florestais”, através de uma equipa multidisciplinar liderada por Xavier Viegas.

“Oxalá esta acção permita incentivar e reforçar a colaboração que já existe – mas que pode ser claramente alargada, entre os nossos dois países, nomeadamente no âmbito da ciência”, conclui o professor catedrático da FCTUC.

A recepção da comitiva da Embaixada da Índia será feita pelas 11h15, no terraço de Júlio Henriques (entrada do Jardim Botânico junto ao Portão dos Arcos).