Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Eleitores da freguesia dos Olivais dividem-se entre a Avelar Brotero e o Mário Mexia

24 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Eleitores da freguesia dos Olivais dividem-se entre a Avelar Brotero e o Mário Mexia

A votação para as eleições Presidenciais na freguesia de Santo António dos Olivais decorre, durante o dia de hoje, como habitualmente, na Escola Secundária Avelar Brotero, mas devido à pandemia, a Câmara de Coimbra e a Junta de Freguesia decidiram em colocar secções de voto, também, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia.

A preocupação com a segurança dos cidadãos durante o processo de votação é a prioridade do Executivo de Santo António dos Olivais que, dado os seus 36 000 eleitores, de imediato chegou a um consenso para distribuir as secções de voto por dois locais distintos.

Assim, os eleitores das mesas 1 a 19 (dos nomes Abaldina Maria da Encarnação Palma Cruz Ferreira a Liseta Maria Freitas Magalhães de Oliveira) irão votar na Escola Avelar Brotero (mesas 1 a 11 no rés-do-chão – Oficinas; mesas 12 a 19 no 1.º andar da Escola); já os eleitores das mesas 20 a 36 votarão no Pavilhão Mário Mexia (do nome Lisete Abreu dos Santos a Zulmira Rosa Duarte Martins Ramos).

“É para nós uma preocupação que as pessoas deixem de votar por falta de segurança, até porque nunca houve tanta como agora”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, Francisco Andrade. Segundo o líder do Executivo, nos dois locais de voto – a Escola e o Pavilhão – haverá circuitos bem definidos e visíveis para as entradas e saídas dos eleitores, de forma a que as pessoas não se encontrem. Nesses espaços vão estar instaladas divisórias, sinalização e álcool gel.

Na Avelar Brotero haverá entradas distintas para o rés-do-chão e para o 1.º andar, bem como no pavilhão Mário Mexia existem duas entradas para as mesas 20 a 27 e 28 a 36. Também para quem está nas mesas de voto, Francisco Andrade garante todas as condições de segurança.

Segundo o autarca, nas imediações dos dois local, e bem visíveis, estarão colocados grandes painéis a dar conta das mesas de voto correspondentes a cada eleitor.

O edil admite, inclusive, que também nas próximas eleições (previstas para Outubro) se possa agir de igual forma e em vez de se dividir as mesas de voto por dois locais, se possa fazer em três, “a situação da covid na altura ditará o que fazer, mas a Junta de Fregueisa e a Câmara Municipal irão estar atentas”, sublinha o presidente.

Todas as informações sobre o processo eleitoral na Freguesia de Santo António dos Olivais podem ser igualmente consultadas na página da Internet da Junta, em https://jfsao.pt/