Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Eleição do PE: PS e PSD em empate técnico, Aximage

18 de Abril 2019

O PS e o PSD são protagonistas de um empate técnico nas eleições europeias de 26 de Maio, vaticinado por uma sondagem divulgada, hoje, por dois jornais do Grupo Cofina.

O estudo de opinião, da autoria da Aximage, atribui 33,60 por cento de intenções de voto ao Partido Socialista, cujo elenco de potenciais eurodeputados é encimado por Pedro Marques, e 31,10 por cento ao Partido Social-Democrata, cuja lista é encabeçada por Paulo Rangel.

Os resultados, a apontar para conquista de oito mandatos por qualquer dos partidos, configuram empate técnico, porquanto a diferença de 2,50 por cento se situa dentro da margem de erro da sondagem.

Comparativamente ao anterior estudo de opinião da Aximage, cujo trabalho tem por base 602 entrevistas efectuadas através de telefone, o PSD sobe dois por cento e o PS sofre ligeiro recuo. Em terceiro lugar surge a CDU (9,40 por cento), em quarto o Bloco de Esquerda (oito por cento) e em quinto o CDS (6,80).

Ao Aliança, de Pedro Santana Lopes, são atribuídas intenções de voto estimadas em 1,30 por cento.

De Coimbra avultam, no universo de candidaturas ao Parlamento Europeu, Marisa Matias (cabeça de lista do BE), Maria Manuel Leitão Marques e Lídia Pereira (na segunda posição dos elencos de potenciais eurodeputados do PS e do PSD, respectivamente), António Marinho e Pinto (cabeça de lista do Partido Democrático Republicano) e o anterior presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro (quinto membro da lista social-democrata).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com