Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Eiras: Animação e tradições religiosas celebram o Divino Espírito Santo

18 de Maio 2018 Jornal Campeão: Eiras: Animação e tradições religiosas celebram o Divino Espírito Santo

As tradicionais festas em honra do Divino Espírito Santo, em Eiras, têm início já hoje e prolongam-se até 27 de Maio, com um programa recheado de muita música, convívio e as habituais festividades religiosas.

Esta é uma localidade onde as tradições estão ainda bem presentes, traduzindo-se num grande momento de união entre toda a comunidade para celebrar o Divino Espírito

A vertente religiosa da festa tem início já este domingo (20), com a tradicional Procissão da Colcha (09h30), seguindo-se a missa e, depois das 16h30, o cortejo dos andores. Este é um dos momentos mais aguardados desta festa, já que o desfile junta os três andores das localidades de Eiras, Casais de Eiras e Redonda, onde também se pedem oferendas porta-a-porta, que são transportadas nos próprios andores e alvo de leilão no final.

Na segunda-feira (21) o ritual mantém-se, com a Eucaristia e o cortejo dos andores, com a realização de novo leilão, no largo das festas. A receita conseguida é, depois, entregue à Comissão de Festas, de forma a “manter vivas algumas das tradições mais antigas ligadas à festa do Divino Espírito Santo, através do envolvimento de toda a comunidade”, refere André Silva, membro da organização.

A habitual sardinhada realiza-se na terça-feira (22), pelas 17h30.

Um dos pontos altos das celebrações religiosas acontece num momento partilhado com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, com o ‘Cortejo do Imperador’, no domingo (27).

André Silva, da comissão de festas, recorda que outra das tradições destas festividades em Eiras é a recolha dos mais diversos produtos, desde galinhas, legumes, mercearia até aos mini caçoilos de barro que são distribuídos pelas casas e que são depois devolvidos com a chanfana assada.

Quanto à animação, pelo palco do largo das festas, vai passar a Banda Ira; o grupo Topsom; o bem conhecido Zé do Pipo; o grupo GJ Show; os conimbricenses Kremlin e, ainda, uma actuação de Sousa Music School, da Marcha Popular de Eiras, do grupo Fax e do Dj Nuno.