Coimbra  13 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Egas Moniz homenageado em fórum no Convento de São Francisco

25 de Outubro 2019

Decorre amanhã (26) entre as 08h30 e as 18h00, o Fórum “O Cérebro no Século XXI”, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A iniciativa pretende homenagear Egas Moniz, 70 anos após lhe ter sido atribuído o Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina, que decorreu a 27 de Outubro de 1949.

Estão previstos quatro simpósios dedicados aos avanços do conhecimento na área do cérebro e ainda uma exposição evocativa do legado de Egas Moniz.

Segundo António Freire Gonçalves, presidente do Conselho Português para o Cérebro e Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o fórum pretende “colocar o cérebro no centro do debate científico e, ao mesmo tempo, tornar este âmbito temático mais próximo das populações, descentralizá-lo, dessacralizá-lo” e também “chamar a atenção da classe política e do poder público para a importância do investimento na investigação do cérebro, fonte do conhecimento e do saber, essenciais ao nosso desenvolvimento e ao progresso da sociedade”, acrescenta.

O fórum é organizado pelo Conselho Português para o Cérebro com o apoio da Universidade de Coimbra, da Casa-Museu Egas Moniz e dos Municípios de Coimbra, Estarreja e Lisboa, contando com o alto patrocínio do Presidente da República.

O evento encerra pelas 18h00 com o concerto “O Cérebro e a Música – Quarteto de cordas da Orquestra Clássica do Centro”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com