Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Efeméride quer sensibilizar sobre o que pode ou não ir para o esgoto

19 de Novembro 2018

No Dia do Mundial do Saneamento, que se assinala hoje, a campanha da Águas do Centro Litoral (AdCL) “O Cano é que paga” mantém-se activa e que pretende sensibilizar a população para a importância da correcta utilização e tratamento da água, em particular, sobre o que pode ou não ir para o esgoto.

Esta campanha, cujo mote é “Sabe o que não deve ir para o esgoto”, está novamente a ser destacada pela empresa, já que hoje se assinala o Dia Mundial do Saneamento, oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013, cujo objectivo é alertar para a importância do saneamento básico.

Esta iniciativa educativa que a AdCL tem vindo a implementar na sua área de intervenção pretende “esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população”, refere a empresa.

Apesar de passarem despercebidos à maior parte da população, diariamente, chegam às estações de tratamento de águas residuais (ETAR) “milhares de resíduos sólidos, provocando entupimentos e influenciando o correcto tratamento das águas residuais, que são depois de tratadas rejeitadas no meio hídrico”, adianta a AdCL.

Entupimentos que ocorrem devido a resíduos sólidos, como “sacos de plástico, toalhetes, esfregões, a cotonetes, tampões, fraldas, entre outros” são um dos maiores problemas, que levam a um aumento “da probabilidade de degradação das infraestruturas de recolha e tratamento o que, consequentemente pode conduzir à deterioração da qualidade dos recursos”, sublinha a empresa.

A AdCL tem a missão de recolher, transportar, tratar e rejeitar as águas residuais e esta é uma forma de “sensibilizar a população, alertar para os prejuízos e para as quebras de serviço causados pelos entupimentos e obstruções nos emissários”.

A empresa está, mensalmente, aberta a visitas nas suas ETAR, “permitindo, assim, fazer a sensibilização e reforçar o seu papel organização participativa e interventiva no meio ambiente”, adianta.

Neste Dia Mundial do Saneamento, a AdCL pretende, ainda, consciencializar e informar sobre as consequências de certas atitudes que “afectam o ambiente, sublinhando para a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável”, reforça.

Assim, estão previstas algumas actividades para Coimbra e Leiria (mas ainda sem data definida), contudo, para Ílhavo, na quarta-feira (21), a AdCL em parceria com a Águas do Vouga e a Águas da Região de Aveiro (AdRA), promove o “Roteiro da Água”. Durante todo o dia, as três empresas vão explicar como chega a água às torneiras, desde a sua captação, e o que acontece às águas sujas que vão para o esgoto.

Este ciclo urbano da água é da responsabilidade da Águas do Vouga (captação), da Águas da Região de Aveiro (distribuição) e da Águas do Centro Litoral (tratamento das águas residuais).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com