Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Efeméride: Lucas Pires é homenageado em Lisboa

18 de Maio 2018 Jornal Campeão: Efeméride: Lucas Pires é homenageado em Lisboa

Por ocasião do 20º. aniversário da morte de Francisco Lucas Pires, o antigo jurista vai ser homenageado, terça-feira (22), em Lisboa, através de uma iniciativa da Universidade Católica.
No encerramento do evento, a realizar na Fundação de Calouste Gulbenkian, irá intervir o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
“Imagens da vida do homenageado”, em 10 testemunhos, é o título de um capítulo com intervenções, por exemplo, de Rui Marcos (director da FDUC – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), José Amado da Silva, Vital Moreira, Lúcia Amaral, Rui Moura Ramos, Miguel Poiares Maduro, Gomes de Pinho e Simão Lucas Pires.
“O problema da Constituição” é o título de uma intervenção a cargo de José Carlos Vieira de Andrade, catedrático de Direito Público e amigo do extinto.
Outrora líder do CDS, Lucas Pires, europeísta convicto, prematuramente falecido devido a doença, ascendeu à vice-presidência do Parlamento Europeu, tendo chegado a ser reeleito eurodeputado pelo PSD, e foi ministro da Cultura num dos governos da Aliança Democrática.
O jurista, que também foi membro do Conselho de Estado, iniciou a carreira de professor universitário em Coimbra, onde exerceu a docência como assistente, na FDUC, e se doutorou.