Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Educação: CMC atribui verba a escolas e infantários

28 de Dezembro 2018

O funcionamento dos jardins-de-infância e das escolas do primeiro ciclo do ensino básico de Coimbra pertencentes à rede pública vai beneficiar de 200 000 euros, a conceder pela Câmara Municipal.

A atribuição da verba, correspondente ao presente ano lectivo, destina-se a despesas com telecomunicações e a encargos com material didáctico e de apoio ao funcionamento, bem como a autorização de transferência dos montantes definidos no Plano de Acção Social Escolar para assegurar actividades de complemento curricular.

O montante, que irá ser entregue aos seis agrupamentos de escolas do concelho, contempla perto de um milhar de crianças a frequentar infantários e mais de 3 800 alunos do primeiro ciclo.

A CMC garante, assim, o pagamento do custo médio do telefone dos estabelecimentos abrangidos (estimado em 14,50 euros mensais) e do acesso à Internet (21 euros).

Em matéria de comparticipação financeira das despesas com material didáctico e para equipamento de apoio ao funcionamento do primeiro ciclo e dos jardins-de-infância, a medida camarária leva em conta a população escolar de cada estabelecimento. O valor a atribuir (87 350 euros) tem por base uma quantia de 18 euros por criança, verba que duplica no caso de alunos frequentadores de centros de apoio à aprendizagem.

Quanto a apoio às actividades de complemento curricular dos perto de 5 000 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Coimbra, o montante é de 95 820 euros, destinando-se a realização de visitas de estudo, tidas como “uma mais-valia no processo de ensino – aprendizagem, favorecendo a aquisição de conhecimentos através da interligação entre a teoria e a prática”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com