Coimbra  28 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ecovia com novo bilhete para acompanhante a preço reduzido

15 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Ecovia com novo bilhete para acompanhante a preço reduzido

A Ecovia – um sistema “park & ride”, relançado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), vai passar a ter um novo bilhete de duas deslocações para acompanhantes dos condutores de viaturas a um preço mais reduzido, de 1,5 euros. O objectivo é promover a partilha da viatura e contrariar a tendência das deslocações de carro na cidade se limitarem a uma só pessoa por veículo. Este novo título conta com duas deslocações válidas para as linhas do sistema Ecovia e para a rede dos SMTUC e apenas pode ser adquirido nos parques de estacionamento da Ecovia e na presença do condutor e acompanhante. Este título de transporte deverá entrar em vigor apenas quando estiver em funcionamento o novo Sistema de Bilhética Multimodal, o que os STMUC prevêem acontecer ainda no terceiro trimestre do ano.

Os acompanhantes dos condutores que deixam a sua viatura nos parques da Ecovia pagam, actualmente, o mesmo valor por um bilhete de duas deslocações: 2,6 euros. Uma situação que é justificada pelo facto de o estacionamento ser gratuito e, por isso, o valor das deslocações ser o mesmo para condutores ou acompanhantes. Contudo, verificou-se que há interesse em promover a partilha da viatura própria, uma vez que, regra geral, as deslocações de carro na cidade acontecem com apenas uma pessoa por viatura.

Este novo título de transporte apenas poderá ser adquirido nos parques de estacionamento Ecovia, sendo necessário que a aquisição seja feita mediante a presença do acompanhante a bordo da viatura. Este título será, assim, validado no acto da aquisição. Importa, ainda, referir que o novo título de transporte só deverá entrar em vigor quando estiver em funcionamento o novo Sistema de Bilhética Multimodal, o que os SMTUC prevêem acontecer ainda neste terceiro trimestre do ano, pois deste modo serão evitados custos de adaptação do actual sistema.

Este assunto está na agenda da próxima reunião do Executivo municipal, que se vai realizar na segunda-feira. Na reunião, será ainda abordada a venda de bilhetes do sistema Ecovia no parque de estacionamento do Parque Verde, que ao início não possibilitava a venda de bilhetes a clientes ocasionais. Os clientes não podem, efectivamente, adquirir o carregar os seus títulos (de 2 ou 4 deslocações + estacionamento) à entrada do parque, mas já é possível retirar o ticket normal, à semelhança dos restantes utilizadores ocasionais, e após estacionar ou ainda dentro da viatura, deslocar-se à cabine de controlo e adquirir o bilhete pretendido. Depois da deslocação pretendida, no regresso ao parque, antes de retirar a viatura, o cliente regressa à cabine de controlo para validar a saída do parque a custo zero.

Importa, ainda, recordar que durante o presente mês de Agosto, tendo em conta o decréscimo acentuado da procura do sistema Ecovia, a linha verde, que efectua a ligação do Parque Verde ao Polo I da Universidade de Coimbra, encontra-se suspensa, enquanto as linhas Vermelha (Casa do Sal – CHUC) e Roxa (Vale das Flores – CHUC) diminuíram a frequência, passando a operar nos seguintes horários:

 

Linha Vermelha

Casa do Sal – 7h30; 8h00; 14h30; 15h00; 18h10; 18h40

CHUC – 7h46; 8h16; 14h46; 15h16; 18h26; 18h56

 

Linha Roxa

Vale das Flores – 7h30; 8h15; 12h30; 13h15; 17h45; 18h30

CHUC – 7h50; 8h35; 12h50; 13h35; 18h05; 18h50