Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ecocentro Móvel de Cantanhede recebeu 2,5 toneladas de resíduos num mês

14 de Março 2024 Jornal Campeão: Ecocentro Móvel de Cantanhede recebeu 2,5 toneladas de resíduos num mês

O Ecocentro Móvel de Cantanhede recolheu 2,5 toneladas de resíduos em apenas um mês, segundo a Câmara Municipal.

“Trata-se de um registo considerável se levarmos em conta que, em todo o ano de 2023, foram recolhidas cerca de 6,5 toneladas de resíduos urbanos recicláveis”, informou o Executivo local liderado por Helena Teodósio.

As cápsulas usadas de café “foram as que registaram maior volume, com 594 quilos depositados no equipamento”.

“Tal facto vem reforçar a pertinência do protocolo que a [empresa municipal] INOVA estabeleceu com a Associação Industrial e Comercial do Café, assim como da campanha de sensibilização em prol da sustentabilidade e da circularidade”, segundo a autarquia.

O Ecocentro Móvel, temporariamente instalado na Rua dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, recolheu 2,5 toneladas de resíduos.

“Estamos a entrar no terceiro ano de actividade e os valores atestam a validade deste projecto ambiental, que privilegia a implementação de novos fluxos de resíduos de pequena dimensão”, referiu o presidente da INOVA, Pedro Cardoso.

Para Pedro Cardoso, “o objectivo é contribuir para que a prática da reciclagem seja cada vez mais comum e acessível”. “Se cada um de nós fizer a sua parte, estaremos a contribuir não só para um concelho mais limpo e sustentável, mas também para um planeta onde as próximas gerações vivam de uma forma saudável”, sublinhou.

Entre as 2,5 toneladas de resíduos recolhidos no Ecocentro Móvel e “correctamente encaminhados para os postos de valorização e de tratamento”, destacam-se os tinteiros (117 kg), rolhas (09 kg) e calçado (242 kg), bem como jornais e revistas (354 kg).

Até 22 de Março, a unidade vai estar no parque de estacionamento do Ançã Futebol Clube, em Ançã, onde poderão ser também depositados pequenos electrodomésticos, CD, DVD, loiças, espelhos e vidros, produtos de limpeza, brinquedos, têxteis e embalagens de tintas e vernizes