Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dupla de Coimbra estreia-se no Mundial FIA Rally Raid

1 de Abril 2024 Jornal Campeão: Dupla de Coimbra estreia-se no Mundial FIA Rally Raid

Dupla de Coimbra alinha no BP Ultimate Rally-Raid Portugal aos comandos de uma Isuzu D-Max da Proloma, competição pontuável para o Campeonato do Mundo FIA Rally Raid em Portugal de 2 a 7 de Abril.

Está tudo a postos para a participação de Carlos Jorge Mendes e Rui Silva na prova portuguesa pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis TT. Trata-se do BP Ultimate Rally-Raid em que a dupla de Coimbra alinha numa Isuzu D-Max da Prolama, prometendo adquirir os maiores ensinamentos numa prova que conta com os melhores pilotos do mundo da especialidade.

“Vai ser um novo desafio para mim e para o Rui, na única viatura purista, da categoria Stock, ou seja, de série, pelo que o nosso propósito passa, essencialmente, por tirar partido da prova e adquirir experiência com os pilotos mundialistas presentes em território nacional”, refere Carlos Jorge Mendes.

Com o número 500 nas portas da Isuzu D-Max, a dupla de Coimbra, apoiada por CJM, Grupo Óptico, Associação Académica de Coimbra/Secção de Desportos Motorizados (AAC/SDM), Isuzu Portugal, P1, XCUT – Printing Solutions e autolook.pt, tem também “por missão chegar ao fim da prova do Mundial”, acrescentou o piloto de Coimbra.

A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) tem o “quartel-general” em Grândola, que recebe todas as equipas para as habituais verificações técnicas terça-feira (2 de Abril), embora a competição tenha o seu início quarta-feira de manhã (3 de Abril), com a disputa do prólogo (5 km).

Da parte da tarde está agendado o primeiro sector selectivo com cerca de 148 km e um outro de apenas 3 km. O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno tem o seu epílogo no dia de quinta-feira com o terceiro e último sector selectivo de 230 km. A prova prossegue depois até domingo com mais três dias de sectores selectivos, que no totalizam cerca de 1.000 km cronometrados.

O percurso atravessa mais de uma dezena de concelhos em Portugal e Espanha: além de Grândola, também Santiago do Cacém, Abrantes, Alcácer do Sal, Almeirim, Chamusca, Coruche, Mação, Ponte de Sor, Salvaterra de Magos, Sines e Badajoz, no país vizinho. O BP Ultimate Rally-Raid Portugal, terceira prova pontuável para o Mundial de Todo-o-Terreno, divide-se em cinco etapas com um total de 1.758 quilómetros.