Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dueceira tem 750 mil euros para apoiar agricultores e produtores

17 de Junho 2020 Jornal Campeão: Dueceira tem 750 mil euros para apoiar agricultores e produtores

Estão a decorrer quatro concursos, no âmbito do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, para apoiar agricultores e produtores nos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.

São cerca de 750 000 euros de ajuda pública, a fundo perdido, para um investimento previsto superior a um milhão de euros.

Perspectivando o apoio aos pequenos agricultores, produtores e micro e pequenas agrícolas, encontram-se abertas as candidaturas a duas operações do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, cuja gestão local, para os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares, é da responsabilidade do GAL Dueceira.

O objectivo destas operações passa por reforçar o sector agrícola e de actividades associadas, contribuindo para a consolidação da economia local, fixação das populações, melhoria da paisagem e aumento da qualidade de vida das comunidades.

O concurso para a Operação ‘10.211- Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola’ encontra-se aberto até 17 de Julho e objectiva melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores, sendo apoiados a uma taxa de 50 por cento de subsídio não reembolsável, projectos com montantes de investimento entre os 1 000 e 40 000 euros.

Também até 17 de Julho decorre o concurso para apresentação de  candidaturas à Operação ‘10.212- Pequenos Investimento para a Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas’, o qual prevê contribuir para o processo de modernização e de capacitação das empresas que operam nestes sectores. As candidaturas podem assumir a forma de investimentos com montantes compreendidos entre os 10 000 e os  200 000 euros, sendo o apoio a disponibilizar em forma de subsídio não reembolsável com uma taxa de comparticipação de 45 por cento. Trata-se de uma oportunidade para o incremento da economia local, ao nível da criação e dinamização de micro e pequenas empresas que trabalhem os recursos e produtos locais. Enquadram-se nesta tipologia, por exemplo, lagares de vinho ou de azeite, queijarias, carnes e fumeiros, entre outros sectores de actividade.

Num âmbito mais amplo de intervenção encontram-se também disponíveis os concursos das Operações ‘10.214 – Componente Mercados Locais’ e ‘10.216 – Renovação de Aldeias’, os quais perspectivam intervenções mais estruturantes, sendo que, no primeiro, são passíveis de apoio candidaturas que visem a criação ou modernização de infraestruturas existentes de mercados locais, assim como, acções de promoção e de sensibilização para a comercialização de proximidade que permitam escoar e valorizar a produção local e ainda o desenvolvimento de fórmulas digitais e de marketing. Já ao segundo, adequam-se candidaturas que objectivem a preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios. Em ambos os concursos as comparticipações oscilam entre os 50 por cento e 80 por cento a fundo perdido.

É possível aceder a toda a informação necessária relacionada com os concursos através do site do GAL Dueceira em www.dueceira.pt.

A ETL- Estrutura Técnica Local encontra-se, também, disponível para a prestação de todas e quaisquer informações e esclarecimentos através do correio electrónico dueceira@sapo.pt e do telefone 239 99 5268, ou em reuniões presenciais e personalizadas.