Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Duas visões sobre a espiritualidade em tertúlia na da Biblioteca Geral da UC

12 de Maio 2022 Jornal Campeão: Duas visões sobre a espiritualidade em tertúlia na da Biblioteca Geral da UC

No âmbito da programação cultural da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), a Sala de São Pedro acolheu, no dia 9, uma tertúlia intitulada «Ser Espiritual».

A sessão colocou frente a frente dois convidados com visões diversas sobre o problema da espiritualidade. Luís Portela (doutor honoris causa pela FFUC) defendeu a visão de Spencer Louis sobre o ser humano como «partícula de energia», habitando um Universo interligado como um Todo. Em sua opinião, o homem é «uma alma revestida por um corpo, e não um corpo animado por uma alma».  Daí a necessidade de a ciência ampliar as suas investigações acerca de fenómenos como as experiências de quase morte, os relatos de supostas vidas passadas ou o pensamento como radiação (telepatia, psicocinese, etc.). Destacou também a influência da espiritualidade (autoconhecimento, meditação diária) para o bem-estar e o aperfeiçoamento da condição humana. E defendeu que o que mais importa não é a busca da felicidade, mas a sua realização, no sentido de uma progressiva fusão com a harmonia e o amor universais. Paulo Simões, Capelão da UC, destacou o contributo das religiões para a construção da dignidade humana, para a autossuperação, para a partilha desinteressada e para a construção de sociedades baseadas na compaixão. Lembrou o exemplo de figuras como Santa Teresa de Ávila e, ao frisar a compatibilidade entre ciência e religião (a teoria do Big Bang deve-se também a um jesuíta), citou uma frase de Einstein: «A ciência sem a religião é coxa. A religião sem a ciência fica cega». Uma afirmação que resume o debate, que foi muito participado por uma plateia de todas as idades e formações.

A tertúlia foi organizada pela BGUC, a Capelania da Universidade de Coimbra e a Academia para o Encontro de Culturas e Religiões da Universidade de Coimbra (APECER-UC).