O director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Duarte Nuno Vieira, receberá, em Novembro, o grau de doutor ‘honoris causa’ da Universidade de Medicina e Farmácia Grigore T. Popa, na Roménia.
A atribuição desta distinção foi aprovada, por unanimidade, pelo Senado da Universidade romena, que reconhece ao médico o “trabalho notável e as contribuições relevantes para a afirmação e o progresso da medicina legal e forense a nível internacional”.
A Universidade de Medicina e Farmácia Grigore T. Popa é uma instituição pública, localizada na cidade de Iași, a maior do leste da Roménia e uma das mais relevantes da Europa central, sendo considerada como particularmente avançada no âmbito da investigação e da educação médicas, ministrando o curso de medicina em inglês e francês.
Foi nesta universidade que Nicolae Paulescu descobriu a insulina e de onde saiu o vencedor do Prémio Nobel da Medicina, em 1974, George Emil Palade.
Duarte Nuno Vieira é um profissional que tem vindo a ser reconhecido um pouco por todo o mundo, tendo já sido galardoado com 18 títulos honoríficos, entre os quais Académico Honorário da Real Academia de Granada, Académico Honorário da Academia de Medicina do Uruguai e Académico Honorário da Academia das Ciências e das Artes de Itália.
É membro honorário de diversas sociedades científicas, o docente e director da FMUC, além de Cidadão Honorário de Guaiaquil (Equador) e recebeu a medalha de ouro da Faculdade Medicina da Universidade de Comenius de Bratislava, na Eslováquia, entre muitas outras distinções.
Em 2014 foi galardoado pela Academia Americana de Ciências Forenses com a “Douglas Medal Award”, o mais prestigiado prémio internacional no âmbito das Ciências Forenses, atribuído apenas de três em três anos.
A cerimónia irá decorrer no próximo mês de Novembro, durante o Congresso Internacional de Ética Médica no qual Duarte Nuno Vieira será um dos oradores internacionais convidados.