Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Duarte Nuno Vieira homenageado pela Universidade do Kuwait

27 de Março 2018

John Clark, Duarte Nuno Vieira e Mohamed Elfawal

 

O director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Duarte Nuno Vieira, foi homenageado pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Kuwait.

A par do médico português, também John Clark, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Glasgow (Escócia), foi distinguido, numa cerimónia que decorreu durante o segundo encontro da Rede Forense MENA (Middle East and North Africa Forensic Network), no qual os dois especialistas participaram como conferencistas convidados.

Segundo a Universidade de Coimbra (UC), “ambos os docentes têm dado uma contribuição valiosa na resolução de problemas médico-legais e forenses em muitos países destas duas regiões, no contexto dos conflitos pelos quais têm passado vários dos países que as integram. A identificação de vítimas de conflitos, a aplicação da medicina legal e das ciências forenses no âmbito de violações de direitos humanos, bem como a formação de profissionais médico-legais e forenses e de magistrados e advogados têm sido algumas das acções que desenvolveram”.

O Iraque, Síria, Palestina, Líbia, Líbano, Egito, Tunísia ou Sudão são alguns dos países onde os dois especialistas “têm tido uma intervenção regular por solicitação de entidades diversas, nomeadamente das Nações Unidas e do Comité Internacional da Cruz Vermelha”, adianta a UC.

A rede de Ciências Forenses do Médio Oriente e Norte de África (MENA) é uma associação patrocinada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha que tem como objectivos “fomentar o contacto entre profissionais da medicina legal e das ciências forenses dos países destas duas regiões do globo, promovendo o intercâmbio de experiências, o fortalecimento técnico-científico, a formação profissional, a acreditação de serviços e, ainda, o desenvolvimento de programas académicos e de formação profissional nestas regiões”, salienta.

Duarte Nuno Vieira já tinha sido distinguido anteriormente no Kuwait, pela contribuição dada na formação de profissionais deste país e de outros países do Médio Oriente.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com