Coimbra  8 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Duarte Nuno Vieira em missão da ONU nas Maldivas

20 de Novembro 2019

O professor catedrático e ex-director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Duarte Nuno Vieira, encontra-se a acompanhar a missão do Relator Especial da ONU para a Tortura e outros Tratos ou Punições Cruéis, Desumanos e Degradantes na República das Maldivas.

Nesta missão desde o dia 15 de Novembro, Duarte Nuno Vieira acompanha uma vez mais esta visita especial, resultado de um convite feito pelo próprio Governo das Maldivas (país insular do Oceano Índico), no sentido de o Relator Especial da ONU avaliar externamente a situação no âmbito dos Direitos Humanos e formulação de recomendações.

Duarte Nuno Vieira desempenha, nesta missão, o papel de consultor forense temporário do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, funções que exerce desde 2004 e que o têm levado a acompanhar os sucessivos relatores em dezenas de missões por países dos cinco continentes.

No âmbito desta deslocação, o professor catedrático da FMUC foi também convidado a visitar os serviços forenses das Maldivas, integrados na Polícia, tendo sido estabelecidas propostas de futuras colaborações formativas, envolvendo a área de Medicina Legal da FMUC.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com