Coimbra  4 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Duarte Nuno Vieira distinguido por Academia Americana

26 de Março 2020 Jornal Campeão: Duarte Nuno Vieira distinguido por Academia Americana

Duarte Nuno Vieira, Professor e Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi distinguido pela Academia Americana de Ciências Forenses com dois prémios: ‘Clyde Snow Award’ e ‘Milton Helpern Award’.

O primeiro prémio, ‘Clyde Snow Award’, é atribuído “a um cientista ou organização forense que tenha realizado contribuições extraordinárias a nível mundial, no âmbito da acção humanitátia e da promoção e protecção dos direitos humanos.

Os candidatos a este prémio podem ser propostos por um membro da Academia ou por membros da comunidade internacional das ciências forenses, assim como por organizações cientificas internacionais neste âmbito. Duarte Nuno Vieira havia sido proposto como candidato pela Rede Ibero-Americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses, uma rede que agrupa Institutos Médico-Legais e Forenses dos 22 países do espaço Ibero-Americano de língua oficial portuguesa ou espanhola.

Já o prémio ‘Milton Helpern Award’ destina-se a reconhecer, segundo a Academia, um “profissional forense que se tenha distinguido por uma carreira de excelência no âmbito da patologia forense, abrangendo simultaneamente a prática pericial, a educação, a investigação científica, a consultadoria e a administração de serviços forenses, tendo proporcionado invulgares e relevantes contribuições para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da investigação médico-legal”.