Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Doutoramento da FCTUC chega a Macau

25 de Setembro 2019

O Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação (PDCTI), ministrado no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), chega este ano lectivo a Macau, depois do Brasil já ter recebido o mesmo projecto.

A sessão inaugural decorre no dia 14 de Outubro, mas já amanhã (26), realizar-se-á a cerimónia de lançamento simultânea em Coimbra e em Natal, Brasil, pelas 14h30.

Os novos estudantes vão, desta forma, “estar juntos” por videoconferência, com a presença dos coordenadores do programa doutoral em casa um dos locais: Luís Paquete em Coimbra, no Departamento de Engenharia Informática, e Henrique Madeira, em Natal.

Com três dezenas de estudantes matriculados nesta edição, mais de metade estrangeiros, o PDCTI “procura explorar as oportunidades que a diversidade de espaços interdisciplinares em que a Computação e a Informática assumem um papel de relevo proporciona para a realização de projectos de investigação de elevado potencial científico e grande impacto”.

O plano doutoral está enquadrado pelo Centro de Informática e Sistema da Universidade de Coimbra (CISUC), que fornece um ambiente propício à integração dos estudantes em equipas de investigação e correspondentes redes internacionais de conhecimento.

O alargamento deste programa a Macau representa mais um passo na política de internacionalização da FCTUC, “gerando uma presença frequente dos docentes do DEI em Macau, com foco na investigação científica”. “Acreditamos no grande potencial do PDCTI em Macau, pois permite o acesso ao nosso programa doutoral de estudantes do território de Macau e da China”, afirmam os coordenadores, Henrique Madeira e Luís Paquete.

Os estudantes irão desenvolver a sua investigação no CISUC, centro que obteve classificação de “Excelente” na última avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), “reforçando a imagem de investigação científica de alta qualidade e de nível internacional que o CISUC já tinha. O número de projectos financiados neste centro cresceu nos últimos anos, especialmente no que toca a projectos europeus, o que representa mais e melhores oportunidades de investigação ao mais alto nível internacional para os novos doutorandos”, notam os docentes dos DEI.

A chegada do programa a estes dois países resulta de parcerias estabelecidas entre a Universidade de Coimbra, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Politécnico de Macau.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com