Coimbra  7 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Domingo Jubilar de Junho celebra-se hoje

7 de Junho 2020 Jornal Campeão: Domingo Jubilar de Junho celebra-se hoje

A Igreja do Mosteiro de Santa Cruz acolhe, hoje (07), a celebração de mais um “Domingo Jubilar”, integrado no Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos, que a cidade de Coimbra celebra ao longo deste ano.

Após o período de confinamento, vão ser retomadas as visitas guiadas à exposição jubilar, das 14h00 às 16h00, que conta com peças do tesouro nacional e que procura fazer uma peregrinação interior pelas etapas da vida de Santo António. Estas visitas guiadas estarão a cargo de Virgínia Gomes, conservadora do Museu Nacional de Machado de Castro, e do Padre Francisco Claro, membro da comissão executiva do Ano Santo.

Às 16h00, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Cruz, terá lugar a tertúlia “Igreja de Coimbra: chegou a hora!”, que em ‘Dia da Igreja Diocesana’ procurará partilhar perspectivas e desafios sobre a missão pastoral da Igreja de Coimbra. Esta tertúlia terá como painel Sílvia Monteiro, médica cardiologista; Ana Filipa Santos, arquitecta; Isabel Gaspar, directora executiva nacional do Alpha; o Padre Rodolfo Leite, pároco da Unidade Pastoral da Mealhada; e contará ainda com a palavra de encerramento do Bispo Diocesano, D. Virgílio Antunes.

Logo de seguida, pelas 17h30, terá lugar um breve concerto no órgão de tubos histórico da Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, pelo organista João Guerra.

Às 18h00, D. Virgílio Antunes preside à celebração da Eucaristia da Solenidade da Santíssima Trindade, no Dia da Igreja Diocesana, após a qual será feita a inauguração e bênção do novo pólo da livraria “Cultura e Fé” no interior da Igreja de Santa Cruz.