Coimbra  24 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Dois séculos de liberalismo” são tema para debate em Coimbra

12 de Novembro 2018

“Tradição e modernidade no mundo ibero-americano” é o tema de um colóquio, de âmbito internacional, que se realiza, em Coimbra (Casa da Escrita), de hoje até quarta-feira.

A iniciativa, sob coordenação do filósofo e professor catedrático António Pedro Pita, inscreve-se num ciclo comemorativo do 20º. aniversário do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra.

A 13ª. edição do evento subordina-se ao lema ““Dois séculos de liberalismo: formas de Estado, movimentos sociais, dispositivos de subjectivação” .

“No bicentenário da revolução liberal: o difícil caminho da democracia liberal em Portugal” é o tema da conferência de abertura, a proferir, às 10h00 de hoje, por Vital Moreira, professor jubilado da Faculdade de Direito da UC, antigo deputado e ex-juiz do Tribunal Constitucional.

O propósito subjacente à iniciativa consiste em reunir contribuições capazes de “enriquecer o conhecimento da complexiade do liberalismo como regime social e político, ordem de pensamento e atitude intelectual”.

Adir da Luz Almeida fala de “O iberismo no pensamento de Sérgio Buarque de Holanda: pontos sobre a formação social do Brasil” e Washington Cunha de “O Código Criminal do Império Brasileiro (1830): intelectuais entre o Poder Local e o Poder Central”.

“Liberalismo na América ibérica: uma promessa impossível e indispensável” é o tema de uma conferência, a cargo de Rubem Barboza Filho, a proferir pelas 12h00 de terça-feira (13).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com