Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dois produtos de Coimbra representam a região no European Food Gift Challenge

4 de Maio 2021 Jornal Campeão: Dois produtos de Coimbra representam a região no European Food Gift Challenge

O Pudim das Clarissas e as cervejas Praxis, ambos de Coimbra, vão representar a região no concurso European Food Gift Challenge, no âmbito da distinção “Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”.

O concurso, promovido pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo, vai realizar-se a 22 e 23 de Julho, em Oliveira do Hospital.

A autarquia conimbricense salienta que o Pudim das Clarissas do Cordel Maneirista, e o Praxis Gift, da Praxis Cervejas de Coimbra, foram selecionados no concurso regional European Food Gift, na categoria dos comestíveis, que contou com 20 concorrentes, seis dos quais daquele concelho.

Os dois produtos terão oportunidade de participar em sessões de “mentoring” nas áreas de “Embalagem e design de equipamento”, “Storytelling” e “Desenvolvimento de produto”.

Além dos dois vencedores, representaram Coimbra no concurso regional os Biscoitos Académicos da Nova Gama Gourmet, os Crúzios do Café Santa Cruz, a Rosa da Rainha, da Associação de Doceiros de Coimbra e o Suspiro da Briosa, da Pastelaria Briosa.

A competição regional pretende premiar e dar visibilidade internacional a produtos gastronómicos de excelência ou relacionados com a gastronomia e que possuam características que promovam a valorização e divulgação dos produtos endógenos a nível internacional.

“É também objectivo desta iniciativa apoiar os produtores de pequena e média dimensão, de produtos regionais tradicionais, bem como dar a conhecer as histórias por detrás destes produtos e a sua ligação à região, valorizando e dinamizando os territórios”.

O concurso regional foi organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, no âmbito da distinção “Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”, que tem como lema “Coimbra Region: A Million Food Stories.

O júri – constituído por sete elementos de reconhecida idoneidade nas áreas da gastronomia, design, marketing, turismo, artesanato, da cultura/arte e ambiente/economia – atribuiu ainda ao Pudim das Clarissas os prémios de “branding” mais criativo e de melhor promoção da Região.

Os Crúzios do Café Santa Cruz foram considerados o produto com melhor narrativa e a Rosa da Rainha foi reconhecida como melhor inovação em design tradicional.

Os Palitos de Flor, de Penacova, vão representar a Região de Coimbra na fase europeia na categoria de produtos não comestíveis e receberam ainda o prémio de melhor inovação em interpretação contemporânea de artesanato tradicional.

O prémio de embalagem mais sustentável foi atribuído à Flor de Sal, da Figueira da Foz, e o de melhor degustação à Pera Passa, de Oliveira do Hospital.