Coimbra  5 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dois mortos em Ílhavo durante Intervenções em poço

14 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Dois mortos em Ílhavo durante Intervenções em poço

Dois homens perderam a vida na manhã de hoje, dia 14, após uma tragédia ocorrida enquanto realizavam trabalhos de manutenção num poço em Ílhavo. Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, os trabalhadores estariam a efectuar intervenções no poço, localizado na Zona Industrial das Ervosas, quando a estrutura desmoronou, arrastando-os consigo.

O alerta para o acidente foi dado às 10h07, mobilizando para o local um contingente de 24 operacionais e 10 viaturas, incluindo elementos dos Bombeiros de Ílhavo, Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Um mergulhador, com o auxílio de uma retroescavadora, conseguiu aceder ao fundo do poço para resgatar os corpos das vítimas. As operações de resgate foram descritas como complexas, dada a natureza do acidente. Um dos trabalhadores, ao perceber que a placa de betão onde se encontrava estava a ceder, conseguiu salvar-se ao saltar a tempo. No entanto, os outros dois homens não tiveram a mesma sorte e caíram no poço, que tinha vários metros de profundidade e, possivelmente, água.

Os esforços para retirar as vigas de grandes dimensões que caíram no interior do poço foram destacados antes da remoção dos corpos, evidenciando a complexidade da operação. Os dois trabalhadores, de idades entre os 20 e 40 anos, eram naturais da região, deixando a comunidade em luto.