Coimbra  8 de Abril de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Doença Machado-Joseph em discussão na UC

28 de Fevereiro 2020

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) vai assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, com a 2.ª edição do encontro “Doença de Machado-Joseph: do Laboratório para a Sociedade”, amanhã (29), pelas 11h00.

Esta iniciativa, que decorrerá até às 13h00 no auditório do CNC-UC, vai reunir investigadores, médicos e doentes em sessões onde serão abordados diferentes aspectos da doença Machado-Joseph, uma patologia hereditária e neurodegenerativa.

O encontro conta com apresentações de Luís de Almeida, líder do grupo de investigação de Terapias Moleculares para Doenças do Cérebro do CNC, que vai abordar a maneira como a doença é estudada em laboratório, assim como de Magda Santana, também investigadora do CNC, que apresentará a ‘Iniciativa Europeia para o estudo da Doença de Machado-Joseph’.

Haverá, ainda, lugar a outras apresentações sobre os avanços clínicos para esta doença, a cargo de Joana Ribeiro, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e sobre o papel das associações de doentes, com Maria José Santos, presidente da Associação Portuguesa de Ataxis Hereditárias, terminando a manhã com conversas informais entre os intervenientes e uma visita aos laboratórios do CNC.

O encontro, que se destina a toda a comunidade, é de inscrição gratuita e deve ser realizada através do endereço scicomm@cnc.uc.pt.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com