Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Documentário que retrata acções do CES da UC é finalista no Festival ART&TUR 2020

19 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Documentário que retrata acções do CES da UC é finalista no Festival ART&TUR 2020

O documentário “creatour.pt – turismo criativo em Portugal”, que realça a vivência em primeira mão de algumas das iniciativas de turismo criativo que foram desenvolvidas no âmbito do projecto CREATOUR (www.creatour.pt), coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, integra a lista de finalistas do ART&TUR Viseu 2020 – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorre em Viseu, entre 20 e 23 de Outubro.

O filme é exibido no Teatro Viriato esta terça-feira (20), numa sessão que contará com a presença de Nancy Duxbury (CREATOUR – CES), Mariana Calaça Batista (gestora de projectos culturais e elemento do piloto CREATOUR “Caldas Creative Tourism”) e Nuno Barbosa (realizador do documentário), para partilha e discussão, com a exibição do documentário.

Os objectivos deste filme passam por (i) destacar as organizações em Portugal que conceberam e implementaram um vasto leque de ofertas de turismo criativo no âmbito do projecto CREATOUR, como co-investigadores, empresários e catalisadores de redes locais; (ii) promover o conceito de turismo criativo como um turismo sustentável de pequena escala e de base comunitária; (iii) destacar Portugal como um destino turístico promotor da valorização do património cultural e natural e da defesa de práticas turísticas sustentáveis através de experiências criativas e de imersão cultural; e (iv) apresentar as principais dimensões do projecto de investigação-acção multidisciplinar CREATOUR, que inspirou outras iniciativas de turismo criativo internacionalmente.

No contexto actual da pandemia de covid-19, em que as viagens têm sido restringidas e os destinos procuram novos modelos de turismo para o futuro, o turismo criativo está bem posicionado para contribuir significativamente para o turismo pós-pandémico. Sendo, por natureza, projectado para pequenos grupos (por exemplo, famílias ou “bolhas sociais”), alinha-se em completo com o crescente foco no turismo doméstico e em estadias mais longas num único lugar. Com uma elevada diversidade de actividades, o grande potencial do turismo criativo é a sua transversalidade, podendo complementar os diferentes segmentos da procura nas diversas tipologias de turismo existentes. Proporcionando soluções para a regeneração local, quer ao nível das tradições quer de especificidades locais, o turismo criativo fomenta opções mais conscientes, com claros benefícios para a comunidade. Neste sentido, também se aplicam os princípios de um turismo sustentável e responsável, com especial atenção para a gestão cuidada e os impactos locais.

De destacar que o documentário foi já galardoado com quatro prémios internacionais: Festival Silafest (Sérvia), 1.º lugar na categoria “The Blue Danube – Tourism Services” e 1.º lugar na categoria “The Blue Danube – Tourism Products Cultural Tourism”; Terres Travel Festival Films & Creativity (Espanha), 2.º lugar na categoria “History and Heritage”; Zagreb TourFilm Festival (Croácia), 2.º lugar na categoria “The Best TV Reportage”.

Está ainda na lista de finalistas dos festivais “Nature & Tourism Film Festival”(Alemanha) e “Travel FilmFest – TRAFF (Chipre)” e integra a lista de filmes presentes no festival Arraial Cine Fest 11 (Brasil).

O documentário pode ser visto na íntegra no canal YouTube do CES: https://youtu.be/kWf__o6RfX0