Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Docente e aluna da UC distinguidos por entidade europeia de cardiologia

27 de Agosto 2019

A Sociedade Europeia de Cardiologia vai distinguir o professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Lino Gonçalves, e a aluna Patrícia Barros da Silva, do 5.º ano do mestrado integrado em Medicina da mesma faculdade, no seu próximo congresso, a ter lugar em Paris, de 31 de Agosto a 04 de Setembro.

No caso de Lino Gonçalves, o docente vai receber a medalha de prata da Sociedade Europeia, enquanto a estudante vai proferir uma das quatro comunicações orais, concorrentes ao prémio “Best Research Abstract from the Young”.

Esta é já a segunda vez que o professor catedrático irá receber a medalha de prata desta entidade, que será entregue na cerimónia inaugural do congresso. O galardão é “um reconhecimento pelo contributo significativo do professor da FMUC para a educação, acreditação, certificação e qualidade de treino da cardiologia, a nível europeu”, revela a Universidade.

Já Patrícia Barros da Silva vai apresentar no congresso o tema “Stroke after Mitraclip: systematic review and meta-analysis”, uma comunicação oral que foi seleccionada, entre mais de 12000 candidaturas de todo o mundo, para o prémio “Best Research Abstract from the Young”.

Este trabalho – realizado na valência de Cardiologia da unidade curricular de Patologia Torácica e Vascular, sob a orientação de Rogério Teixeira, Lino Gonçalves e José Pedro Sousa, contou também com a colaboração de Bárbara Oliveiros e Helena Donato. O objectivo deste trabalho foi o de “avaliar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) dos doentes submetidos a implantação de um ‘clip’ na válvula mitral, um tratamento inovador e emergente para a insuficiência mitral”.

O congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia é a maior reunião científica mundial na área cardiovascular e a sua edição de 2019 vai decorrer em paralelo com o Congresso Mundial de Cardiologia, envolvendo cerca 32 000 profissionais de saúde de 150 países.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com