Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Docente do IPC em conferência de Imprensa para jornalistas europeus

9 de Abril 2018

António Dinis Ferreira, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra e coordenador científico do Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), é o único português a participar numa conferência de Imprensa para jornalistas europeus sobre incêndios e alterações climáticas.

A conferência, que irá decorrer, quarta-feira (11), entre as 12h15 e as 13h15 (uma hora a menos em Portugal), a partir de Viena (Áustria), será transmitida através da Internet para os jornalistas de toda a Europa, que podem ver e colocar questões.

Esta sessão é organizada pela Assembleia Geral de Geociências da União Europeia (EGU) e está inserida na conferência da European Geoscience Union, que congrega mais de 12 000 investigadores de todo o mundo.

António Dinis Ferreira irá apresentar várias comunicações sobre temas relacionados com a sustentabilidade, mostrando os resultados obtidos no âmbito dos projectos internacionais em curso no CERNAS.

No caso específico da conferência de Imprensa, a intervenção do docente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) incidirá “sobre os incêndios que assolaram Portugal” e está inserida num painel com oradores que abordarão o problema dos fogos florestais num contexto de alterações climáticas em outras regiões do mundo em 2017, como a Califórnia, o Canadá e a Gronelândia, revela o Instituto.

Para o investigador, a sua participação nesta conferência europeia é “uma das formas de afirmação do Politécnico de Coimbra a nível internacional”, adiantando que, “devido às alterações climáticas, verificam-se episódios mais extremos, como os incêndios, que vão afectar a vida das pessoas”.

Nesse sentido, como esclarece, o Politécnico de Coimbra “tem apostado na investigação, através do desenvolvimento de vários projectos internacionais no CERNAS, para tornar as cidades mais verdes e os territórios e as comunidades mais resilientes e sustentáveis a longo prazo, face ao impacto das alterações climáticas na vida das pessoas”.

Num primeiro momento, a conferência de Imprensa contará com uma breve apresentação de seis minutos, em que cada investigador do painel se apresenta e fornece os principais pontos e conclusões do seu trabalho, com o objectivo de realizar um ‘media briefing’. Na segunda parte desta conferência, os jornalistas poderão fazer as suas perguntas, incluindo os que estiverem a assistir pela ‘webstream’, através de uma caixa de ‘chat’ disponível na página da emissão.

Para participarem, os jornalistas têm de se identificar e referir o órgão que representam.

Do painel de António Dinis Ferreira fazem ainda parte David Peterson, investigador do Laboratório de Pesquisa Naval, de Monterey, nos Estados Unidos; Andreas Stohl, cientista sénior do Instituto Norueguês de Pesquisa Aérea (NILU) e do Departamento de Pesquisa Atmosférica e Climática (ATMOS), de Kjeller, Noruega; e Etienne Tourigny, investigador do Centro de Supercomputação de Barcelona, Ciências da Terra, em Espanha.

A transmissão em directo estará disponível em https://www.egu2018.eu/webstreaming.html.

O evento, que se realiza anualmente em Viena, decorre de 09 a 13 de Abril e a lista de conferências pode ser consultada em https://media.egu.eu/press-conferences-2018/ .

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com