Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Doação e transplantação com dia oficial em homenagem a Linhares Furtado

15 de Julho 2019

Há 50 anos, em Coimbra, o cirurgião Linhares Furtado realizou o primeiro transplante a 20 de Junho e esta data passa a ser a ser o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação.

Há muito que a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) reclamava um dia para celebrar, destacar e dar mais visibilidade à actividade da transplantação em Portugal, um desejo que foi, finalmente, tornado realidade.

O dia 20 de Julho é, a partir de agora, Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, um passo “muito importante para a transplantação portuguesa”, confirma Susana Sampaio, presidente da SPT.

Indirectamente, chamará a atenção para o tema da doação e transplantação e, de alguma forma, poderá contribuir para a resolução de alguns problemas, como a escassez de órgãos. Daí que ao falarmos de doação e transplantação poderá haver abertura para o tema da doação em vida, por exemplo”, acrescenta.

Este dia servirá, ainda, para “salientar o esforço de todos os profissionais de saúde para manter os programas de doação e transplantação, apesar dos escassos recursos humanos”, um problema para o qual a SPT gostaria que fosse dada atenção, “dado que é notória a exaustão de algumas equipas.

Os dados vieram mostrar que, com a possibilidade de doação em paragem cardiocirculatória não controlada, veio aumentar o número de doações e consequente incremento do número de transplantes. Pensamos ser importante ponderar e abrir a discussão à abertura da doação em paragem cardiocirculatória controlada, o que já acontece noutros países, nomeadamente na vizinha Espanha, o que permitiria aumentar ainda mais o número de transplantes” – refere a SPT.

Este ano, a celebração é dupla, uma vez que se assinalam 50 anos sobre o primeiro transplante realizado em Portugal e 40 anos do Serviço Nacional de Saúde.

Teremos, como habitualmente, um convívio com os doentes transplantados e haverá uma cerimónia oficial organizada em conjunto com o Conselho de Administração dos Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, no sentido de homenagear o professor Linhares Furtado, pioneiro da transplantação no nosso país”, anuncia a SPT.

Em colaboração com o Instituto Português do Sangue e Transplantação e os CTT será lançado uma edição de um postal comemorativo dos 50 anos sobre o primeiro transplante em Portugal”, refere Susana Sampaio.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com