Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Do centro histórico de Coimbra, com Amor!”

7 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: “Do centro histórico de Coimbra, com Amor!”

No âmbito do Dia dos Namorados e, uma vez mais, para tentar atrair pessoas à “Baixa”, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) vai promover, entre 09 e 15 de Fevereiro, diversas iniciativas para “espalhar” o amor pela cidade.

O objectivo passa por tornar “o centro histórico mais apelativo e interactivo para todas as pessoas de Coimbra, para que possam vir à ‘Baixa’ fazer as suas compras para o Dia dos Namorados, local onde encontra uma grande diversidade de lojas e produtos”, explicou Vítor Marques, presidente da APBC, na sessão de apresentação da iniciativa.

O sucesso das anteriores edições das actividades do Dia dos Namorados ditou que a Agência voltasse a apostar em iniciativas para dinamizar o centro histórico e levar as pessoas a comprar nos estabelecimentos do comércio tradicional.

Como parceiros, a APBC pode contar, novamente, com o colectivo “Há Baixa” e o Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube (SEJACC).

As actividades têm como espaço central o “Altar do amor”, que ficará instalado na praça do Comércio, junto à igreja de São Bartolomeu, das 10h00 às 19h00, e onde os casais de apaixonados poderão tirar uma foto. O “Altar” foi inspirado na famosa igreja de Las Vegas, onde se celebram os casamentos…e nem o cantor romântico Elvis Presley irá faltar para acompanhar os enamorados num momento que ficará para a eternidade. E em casamento que se preze haverá banda sonora de Ricardo Mariano.

Além disso, quem fizer compras superiores a 10 euros nos 80 estabelecimentos da “Baixa” aderentes à iniciativa, tem a oportunidade de “encomendar” uma serenata personalizada, que poderá ser realizada nos dias 11, 13 e 14, das 11h00 às 19h00, em vários locais do centro histórico.

Para dedicar uma serenata ou poemas de Almada Negreiros, Fernando Pessoa e, até, originais de Emanuel Ferreira, basta contactar a APBC com o devido formulário oferecido pela loja aderente. As declamações estão a cargo de Eduardo Almeida, Pedro Lopes e Emanuel Ferreira.

A terceira iniciativa está marcada para dia 11, entre as 17h00 e as 22h00, e prende-se com a instalação multimédia da Associação Videolab “Amor: Lado B”, com três televisores estrategicamente colocados no “Altar do Amor”, que vão comunicando com quem passa e entre si, “desafiando outras possibilidades de expressão dos sentimentos em relações de 1:1”, explica a APBC.

Embora o Natal não tenha superado as expectativas, com as vendas a ficarem um pouco aquém do que se pretendia, a APBC mantém-se na missão de dinamizar a “Baixa” e o comércio, apostando em diversas iniciativas. Depois do Dia dos Namorados, destaque para o encontro de comerciantes, que irá decorrer logo no dia 15 (terça-feira), pelas 19h15, no Salão Brazil, seguindo-se a conferência “Reabilitar Humanamente o Centro Histórico – Agir para um futuro melhor”, no dia 24 de Fevereiro, pelas 19h15, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

E porque a aposta passa, também, pela união e apoio aos comerciantes, a APBC, em parceria com o CEARTE, irá dinamizar uma acção de formação de vitrinismo (entre o final de Fevereiro e o final de Março), gratuita e aberta a todos os comerciantes, cujas inscrições podem já ser efectuadas junto da Agência.

(Na foto: João Peralta, Maria Jerónima, Seixas Peixoto, Vítor Marques, Emanuel Ferreira e Miguel Carvalho)