Coimbra  28 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Distrito de Coimbra em alerta amarelo regista 150 árvores caídas

20 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Distrito de Coimbra em alerta amarelo regista 150 árvores caídas

Árvores caídas, estradas cortadas, casas sem tecto e muitos caixotes de lixo no chão foram algumas das ocorrências registadas, entre a noite passada e o início da tarde de hoje, no distrito de Coimbra, consequências da depressão ‘Glória’.

A maioria das ocorrências era referente à queda de árvores, num total de 150, e 30 quedas de estruturas, não se registando, contudo, qualquer ferido, como referiu à agência Lusa, o comandante distrital de operações de socorro (CODIS), Carlos Tavares.

“O concelho mais afectado, neste momento, é Coimbra”, afirmou o responsável, salientando que os danos materiais são apenas materiais.

Contudo, devido à depressão ‘Glória’, partes dos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital estão sem electricidade. Segundo Carlos Tavares, não há nenhuma estrada principal cortada devido à queda de estruturas ou de árvores.

Contudo, em vários locais da cidade de Coimbra, a manhã foi caótica. Da “Alta” da cidade, na rua dos Estudos (do Museu da Ciência), a artéria esteve cortada durante várias horas devido à queda de árvores para a via, que danificou alguns carros (ver foto).

Outra das situações mais complicadas na cidade, e que estava ainda por resolver ao início da tarde, foi na zona da Pedrulha, onde a cobertura de um edifício “voou” até à estrada principal (início da rua 4 de Julho), acabando também por danificar algumas viaturas e levou ao corte da via (ver foto principal).

A Guarda Inglesa, junto ao Estádio Universitário, esteve igualmente interdita ao início da manhã devido, uma vez mais, à queda de árvores, assim como na rua de Almeida Garret (onde algumas viaturas também foram atingidas) e na Alameda Dr. Júlio Henriques (que liga a rua dos Combatentes aos Arcos do Jardim).

Para além disso, há registo de outros incidentes um pouco por toda a cidade (como são exemplos estes ‘outdoors’ na rotunda do Almegue).

Em Portugal Continental estão, hoje, 14 distritos sob aviso amarelo devido ao vento moderado a forte de Norte/Nordeste, por vezes com rajadas até 80 km/h, podendo atingir os 110 km/h nas terras altas.

Os avisos mantêm-se nos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco até às 12h00 de amanhã (21).

 

Estragos Pedrulha - depressão Glória - mau tempo

Estragos na via provenientes da cobertura de um edifício na Pedrulha provocaram estragos nos carros estacionados e cortaram a rua

 

Vento outdoors - rotunda do Almegue

Rotunda do Almegue

 

Árvore caída - Estádio Universitário - mau tempo

Árvore caída para um dos campos do Estádio Universitário e para o passeio 

 

Estragos mau tempo - rua dos Estudos - Alta

Árvores caídas na rua dos Estudos, na “Alta” de Coimbra, bloquearam a estrada e danificaram carros

 

 

Powered by Digital RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com