Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dispensa automatizada de fardamentos iniciada no Hospital Distrital da Figueira da Foz

26 de Março 2024 Jornal Campeão: Dispensa automatizada de fardamentos iniciada no Hospital Distrital da Figueira da Foz

A Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULSBM) introduziu a dispensa automatizada de fardamentos no Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Ao entrar ou sair do turno, os profissionais de saúde do HDFF agora recorrem a máquinas para levantar ou depositar as suas fardas. Utilizando leitura de impressão digital, cada profissional pode aceder ao dispensador e seleccionar o tamanho da farda desejada. No final do turno, a roupa suja é depositada noutra máquina. Com este sistema, cada profissional pode obter até três fardas diárias, assegurando assim a disponibilidade constante de vestuário.

Este projecto não só permite um inventário em tempo real de todas as peças de fardamento, mas também uma gestão automatizada de stocks, com alertas para garantir uma operação sem papel e eficiente. Além disso, serão realizadas análises estatísticas para avaliar o consumo de fardamento por categorias, serviços e tamanhos, proporcionando um maior controlo das peças e optimizando a distribuição do fardamento entre os profissionais para outras tarefas.

Com um investimento global elegível de 585.400,05 euros, o projecto Roboplus recebeu um financiamento de 85% do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020). O objectivo é modernizar e adaptar áreas do HDFF, fornecendo meios e infra-estruturas que facilitem a prestação de cuidados directos e indirectos aos utentes.