Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Directora do Museu Machado de Castro assume Secretaria de Estado da Cultura

4 de Abril 2024 Jornal Campeão: Directora do Museu Machado de Castro assume Secretaria de Estado da Cultura

A actual directora do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, Lurdes Craveiro, vai ser a nova secretária de Estado da Cultura.

De acordo com uma nota publicada no ‘site’ da Presidência da República, Lurdes Craveiro, que toma posse na sexta-feira, junta-se ao Ministério liderado pela também historiadora e ex-directora do Mosteiros dos Jerónimos e Torre de Belém, Dalila Rodrigues.

A tutela da Cultura ficará assim nas mãos de duas personalidades ligadas às áreas do património e museologia.

Doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com uma dissertação sobre “O Renascimento em Coimbra”, segundo uma biografia patente no ‘site’ daquela instituição de ensino superior, onde é professora associada, é directora do Museu Nacional Machado de Castro desde 2021.

Quando foi escolhida para o cargo disse à Lusa que tinha por objectivo uma aproximação daquele museu nacional às estruturas científicas e trabalhar coleções que estavam “a gritar por outra projecção”.

Lurdes Craveiro exerceu funções de técnica superior, na década de 1980, naquele mesmo museu nacional, desenvolvendo trabalhos de investimento e inventariação de espólio.