Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Director-geral da OMS recebe título Honoris Causa em Coimbra

20 de Junho 2023 Jornal Campeão: Director-geral da OMS recebe título Honoris Causa em Coimbra

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) irá atribuir o doutoramento Honoris Causa ao director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. A cerimónia de atribuição está marcada para o dia 28 de Junho, às 10h30, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.

O convite para a distinção partiu do director da FMUC, Carlos Robalo Cordeiro, que destaca o reconhecimento do importante papel de liderança desempenhado por Tedros Adhanom Ghebreyesus durante a pandemia de covid-19. Segundo o director, “este título é um momento marcante para a Faculdade de Medicina, uma das mais antigas do mundo, para a Universidade de Coimbra e, certamente, para a pneumologia académica nacional”.

O director da FMUC salienta ainda que a atribuição do doutoramento Honoris Causa ao director-geral da OMS será uma homenagem a um país que alcançou uma cobertura vacinal significativa e superou um grande desafio de saúde pública, com resultados muito satisfatórios.

Na cerimónia do dia 28, Tedros Adhanom Ghebreyesus será apresentado por Carlos Robalo Cordeiro, e o discurso de elogio será realizado por António Jorge Ferreira. Filipe Froes ficará encarregado do discurso de elogio ao homenageado.

Tedros Adhanom Ghebreyesus é um biólogo e académico reconhecido. Possui licenciatura em Biologia pela Universidade de Asmara, na Eritreia, mestrado em Imunologia de Doenças Infecciosas pela Universidade de Londres e doutoramento em Saúde Pública pela Universidade de Nottingham.

Antes de assumir o cargo de director-geral da OMS em 2017, Tedros Adhanom Ghebreyesus ocupou os cargos de ministro da Saúde e ministro de Relações Exteriores na Etiópia, entre os anos de 2005 e 2016.

A atribuição deste doutoramento Honoris Causa representa o reconhecimento da FMUC pelo contributo notável de Tedros Adhanom Ghebreyesus para a área da saúde global e a liderança desempenhada durante a pandemia de covid-19.