Coimbra  8 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Diocese de Coimbra propõe caminhada quaresmal inspirada em São José

15 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Diocese de Coimbra propõe caminhada quaresmal inspirada em São José

No ano dedicado a São José, a Diocese de Coimbra propõe caminhada quaresmal inspirada no exemplo do padroeiro da Igreja universal.

O programa da quaresma deste ano será diferente fase à situação pandémica e por isso todo o cartaz será transmitido nas redes sociais da Diocese.

As celebrações iniciam-se quarta-feira (dia 17), com a Eucaristia e imposição das cinzas na Sé Nova, às 21h00.

O Retiro da Quaresma, entre os dias 19 e 21, será orientado pelo bispo diocesano e conta com momentos para meditar a espiritualidade de São José, incluindo cinco meditações alternadas com tempos livres de recolhimento e oração pessoal. O retiro termina com a celebração da Eucaristia, no domingo às 10h00. A inscrição é obrigatória: http://tiny.cc/70ghtz.

Durante os domingos da quaresma será celebrada Eucaristia (10h00), e Canto de Vésperas (18h00) na Casa Episcopal. O canto da liturgia das horas conta com a participação de um grupo de jovens da paróquia de Ferreira-a-Nova, sob a direcção do Padre Nuno Fileno.

O programa rezARTE convida a viver o mistério pascal de Cristo num roteiro artístico espiritual, que terá lugar às quartas-feiras. Neste projecto foram selecionadas nove peças de arte do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), que serão apresentadas em sete programas.

O interesse museológico de cada peça será apresentado por diversos curadores do museu, seguido de uma leitura espiritual. O programa inclui, ainda, um canto de tradição quaresmal associado a cada peça, acompanhado de viola e guitarra portuguesa, terminando com uma oração com vista sobre a cidade de Coimbra, feita pelo padre Francisco Prior Claro.

Todas as quintas-feiras, pelas 21h30, será transmitida a Lectio Divina, de acordo com a proposta do Secretariado de Coordenação Pastoral, a partir de várias paróquias da Diocese, e com a presença de D. Virgílio Antunes, num esforço de promover a comunhão e sentido de pertença à comunidade diocesana.

A 19 de Março será celebrado o Dia Diocesano de São José, com Eucaristia às 19h00, na Igreja de São José, seguida de sessão comemorativa.

Na sua mensagem para a quaresma, Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, propôs como lema: “Com coragem criativa, levanta-te”, palavras inspiradas na Carta Apostólica “Com coração de pai”, que o Papa Francisco dirigiu no contexto do ano de São José.

“Fruto da actual pandemia, vivemos um tempo de crise económica, social, cultural e espiritual, que marca a fragilidade da Igreja e de todos nós. Pela sua vida, São José ensina a acolher com confiança os dramas dos dias, a entregar a vida como um dom e a redescobrir o valor do trabalho, da família e do cuidado ao próximo” – refere o prelado.

O bispo sugere que este ano seja uma “Quaresma verdadeiramente diferente”, não só pela fase desafiante que o covid-19 nos está a obrigar, mas também “porque os apelos de Deus soam mais fortes aos nossos ouvidos e nos convidam a levantarmo-nos com coragem criativa, na fé, na esperança e no amor”, defendeu.