Coimbra  17 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Diocese de Coimbra celebra Dia de São José com sessão online

18 de Março 2021 Jornal Campeão: Diocese de Coimbra celebra Dia de São José com sessão online

A Diocese de Coimbra celebra, amanhã (18), a Solenidade de São José integrada na sua caminhada quaresmal, este ano, inspirada no exemplo do padroeiro da Igreja universal.

Devido às restrições impostas pela pandemia, o programa será transmitido nas redes sociais da Diocese de Coimbra.

O programa celebrativo terá início às 19h00, com a Eucaristia presidida por Virgílio Antunes, na Igreja de São José.

Pelas 21h30 terá lugar, no salão paroquial da mesma Igreja, a apresentação das Meditações do Retiro Diocesano 2021, que decorreram nos dias 19 a 21 de Fevereiro, orientado pelo Bispo de Coimbra.

Tendo em conta a forte adesão ao retiro, o interesse demonstrado pelos participantes e a qualidade das meditações, a Diocese decidiu editar uma publicação com os textos da autoria de Virgílio Antunes e de Sílvia Monteiro, cardiologista do CHUC, que será apresentada por António Rebelo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A sessão comemorativa irá prosseguir com uma conferência sobre São José, que conta com a participação de Frei Domenico Celebrin, pároco de Santo António dos Olivais e de Filomena Gaspar, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, onde será abordada a espiritualidade de São José e a importância do pai na educação e crescimento harmonioso dos filhos.

Para terminar a sessão comemorativa, será cantado um hino a São José pela família Queirós, uma família de músicos da paróquia de São José.

Na sua Mensagem para a Quaresma, Virgílio Antunes propôs como lema: “Com coragem criativa, levanta-te”, palavras inspiradas na Carta Apostólica “Com coração de pai”, que o Papa Francisco dirigiu no contexto do ano de São José.

Desta forma, num programa centrado na Eucaristia, escuta da Palavra, meditação e oração, a comunidade diocesana foi convidada a percorrer um caminho de aprofundamento da espiritualidade de São José, para se levantar e ajudar a levantar o próximo com coragem e criatividade, a fim de alcançar a fraternidade universal.