Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia Mundial do Teatro celebrado com visita ao Convento de S. Francisco

27 de Março 2018 Jornal Campeão: Dia Mundial do Teatro celebrado com visita ao Convento de S. Francisco

Os bastidores de qualquer peça de teatro são, para muitos dos espectadores, um mundo desconhecido e apelativo. É, precisamente, com uma visita a esses espaços que a Câmara Municipal de Coimbra vai celebrar o Dia Mundial do Teatro, que se assinala hoje.

A partir das 17h00, os interessados poderão participar numa visita “muito especial” aos bastidores do Convento de São Francisco, em Coimbra. “30 metros” é o título desta iniciativa, que inclui momentos de conversa com a equipa que diariamente trabalha neste equipamento municipal, que explicará como tudo funciona e as complexidades associadas a cada função.

Segundo a autarquia, “alguns segredos que fazem a magia do espectáculo irão ser revelados numa visita ao subsolo deste magnífico e moderno espaço”.

Para que a magia aconteça em palco é necessário muito trabalho por trás e muitas pessoas para o fazer. Há uma ‘caixa de palco’, como lhe chamam os especialistas, que vale a pena conhecer.

“Partimos assim numa viagem que começa no subpalco, mesmo por baixo do palco, e termina numa complicada teia de varas, panejamento e com uma concha pelo meio (acústica, está claro)”, explica o Munícipio. São “30 metros”, bem medidos desde o subsolo até ao tecto, para palmilhar no interior desta caixa.

O fosso da orquestra, os alçapões, saber o que são as pernas, quarteladas e o urdimento, além de ficar a saber como funciona a complexa mecânica de cena e os modernos sistemas de iluminação e de som, são outras das vantagens de se participar nesta visita.

“Vai ser um percurso inesquecível pelo interior de uma caixa com 30 metros onde, pelo milagre das artes e dos ofícios do espectáculo, cabe o mundo inteiro e que nos leva a pensar fora da caixa”, salienta.

A participação é possível mediante inscrição prévia na bilheteira do Convento, para uma lotação de 50 pessoas. A autarquia informa que a visita durará, aproximadamente, 50 minutos, incluindo algumas zonas que são desaconselhadas a quem tem vertigens.