Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia Mundial do Cancro celebra 20 anos com iniciativas em toda a região

4 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: Dia Mundial do Cancro celebra 20 anos com iniciativas em toda a região

Hoje assinala-se, em todo o mundo, o Dia do Cancro. Uma efeméride que pretende consciencializar e apelar à prevenção e à qual o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) se associa com várias iniciativas.

Esta efeméride celebra, hoje, 20 anos e a Liga pretende continuar a sua missão de “constituir uma luta em todas as frentes: na prevenção, diagnóstico precoce, rastreio, tratamento, no apoio ao doente e às famílias”.

“Sabendo-se que um em cada três cancros pode ser evitado pela redução dos riscos comportamentais, a efeméride vem reforçar a importância da adopção de hábitos de vida saudáveis”, revela a LPCC, adiantando que a sua missão continua a ser a de “promover uma maior consciencialização para a problemática do cancro, fazendo notar que cada individuo é importante e todas as acções contam”.

Nesse sentido, decorreram hoje e vão prolongar-se nos próximos dias, uma série de acções de sensibilização, nos 78 concelhos da região Centro, envolvendo aproximadamente 1 200 voluntários (Grupos de Voluntariado Comunitário, o Movimento Vencer e Viver, o Voluntariado Hospitalar e os Professores Contra o Cancro) e a comunidade em geral, nomeadamente através de escolas, organizações públicas, privadas e do 3.º sector.

Assim, para além de caminhadas, stands de sensibilização (como o instalado no centro comercial Fórum Coimbra, no IPO de Coimbra e no CHUC), haverá ainda visitas e acções de sensibilização amanhã (05): a escolas – na EB 2, 3 Rainha Santa Isabel, em Coimbra; à Academia Sénior de Tábua; no Centro Cultural de Tábua e, no sábado (08), na catequese de Montemor-o-Velho.

Além das acções diversas previstas, 66 grupos de voluntariado comunitário realizarão, na e para a sua comunidade acções de sensibilização e informação sobre o cancro, através da distribuição dos materiais de educação para a saúde.

É o caso dos Movimentos Vencer e Viver de Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.

Contudo, “como tem acontecido em anos anteriores, a LPCC operacionaliza a campanha 2020, quer pelo desenvolvimento de acções próprias, quer ainda através do apoio a outras entidades que pretendam assinalar a data (através da disponibilização de materiais próprios)”. Assim, são diversas as entidades, públicas e privadas, que se juntam à comemoração desta data, nomeadamente, as Câmaras Municipais de Aveiro, Mealhada, Guarda, Góis, Mangualde, Penalva do castelo e Sever do Vouga, a Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo, a SASAL (Faurecia) – Assentos Automóveis, S.A., de Vouzela, o Auchan de Castelo Branco, entre outras.