Coimbra  19 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia Mundial do Ambiente comemorado no território da AdCL

3 de Maio 2023 Jornal Campeão: Dia Mundial do Ambiente comemorado no território da AdCL

A Águas do Centro Litoral vai dinamizar um conjunto de iniciativas para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, assinalado na próxima segunda-feira, 5 de Junho. “No Lado Certo da História” continua a ser o mote das campanhas promovidas pela Empresa que dará continuidade à sua estratégia de reforço da proximidade com o público servido.

Nesta panóplia de iniciativas destacam-se as visitas às nossas estações de tratamento de águas residuais, a realização de mais um webinar, desta feita centrado na temática relacionada com a preservação dos recursos hídricos, e, ainda, o reforço da parceria com a organização ColorAdd, que resultará na implementação de um sistema de identificação de cores para daltónicos que tornará as nossas praias em lugares mais acessíveis e inclusivas, e finalmente na concretização de duas parcerias, que pretendem comunicar e transmitir a actividade da AdCL como prestadora de um serviço público essencial junto da população.

Celebrado a 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Esta efeméride é assinalada nos quatro cantos do planeta, motivando inúmeras actividades alusivas a matérias ambientais. Este ano, o tema do Dia Mundial do Ambiente é sobre soluções para a poluição plástica.

Ciclo de webinares de regresso

Intitulado “Cuidamos do rio como cuidamos da vossa saúde”, este webinar, agendado para as 16h30 do dia 5 de Junho, segunda-feira, apresenta a AdCL no Lado Certo da História, assumindo a (re)criação de um momento ímpar de partilha, com parceiros estratégicos, entre eles, a ABAE, o Município de Góis e a ColorADD. Como habitualmente, o webinar será transmitido em directo nas redes sociais da AdCL, podendo posteriormente ser consultado ou revisto nas contas das plataformas digitais da Empresa.

Neste evento, a AdCL pretende evidenciar os benefícios da sua missão como de uma “mão invisível” se tratasse, fazendo a diferença na vida das pessoas, com recurso à valorização da protecção da saúde pública, bem-estar e qualidade de vida da população e do ambiente.

Parceria torna praias da região mais inclusivas

A Águas do Centro Litoral reforçou a sua ligação com a ColorAdd, ONG cuja missão incide no apoio e inclusão de pessoas com daltonismo. Esta parceria prevê a implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos em 19 praias costeiras e fluviais da região já na época balnear que se avizinha.

Estas praias, que agora se destacarão como espaços mais acessíveis e inclusivos, distribuem-se pelos concelhos de Cantanhede, Espinho, Góis, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Ourém, Penela e Vagos.

O código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (ciano, magenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes.

Assim, considerando a importância e utilidade deste código, a acção vai traduzir-se na instalação de autocolantes com os símbolos ColorAdd nos ecopontos espalhados pelas praias enquadradas no projecto. Os pontos de recolha de lixo contarão, a partir de agora, com o código de identificação de cores, permitindo que daltónicos consigam realizar a separação de resíduos.

Os símbolos serão, ainda, colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as condições do mar e rios portugueses. Dessa forma, a identificação da bandeira hasteada em cada momento será efectiva junto da população daltónica.

Com esta parceria, a AdCL contribuirá para o cumprimento da Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência assumida pelo Governo português que se propõe a que, em 2024, todas as praias nacionais contem com um sistema de identificação de cores para daltónicos.

O daltonismo, recorde-se, afecta cerca de 10% da população masculina mundial, sendo que 1 em cada 200 mulheres é daltónica. Estima-se a existência de 350 milhões de pessoas que sofrem de daltonismo em todo o mundo.

Semana dedicada à Sensibilização Ambiental

A AdCL vai receber perto de 500 alunos na sua ETAR do Juncal, em Porto de Mós. Inserida na Semana da Educação 2023 – “Sentir a Vila do Juncal”, estas visitas destinam-se aos alunos do 5.º e 6.º ano do município, onde poderão ver ao vivo o processo de tratamento de águas residuais e perceber que todas as nossas acções têm influência na rede de saneamento, mas, também, nos rios e mares.

Também a ETAR das Olhalvas vai abrir as suas portas à população em geral, hoje (3), às 10h30. Inserindo-se nas comemorações do GreenWeek, a AdCL e Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Leiria convidam todos os interessados a conhecer o que acontece ao esgoto depois de sair das nossas casas. Esta visita é realizada mediante inscrição no CIA.

Sensibilizar através da arte

A Águas do Centro Litoral e o Orfeão de Leiria marcam dia 30 de Maio, o início da parceria entre as duas entidades através da apresentação do Festival Beira Rio, que irá decorrer hoje e amanhã (3 e 4). Esta apresentação conjunta surge de uma parceria entre as duas entidades, cujo objectivo é sensibilizar a comunidade através da música.

A partir do livro “Será o Mar o meu lugar?”, de Sarah Roberts, sugerida pela AdCL, foi criado um Musical, sob a forma de Concerto Didático, dedicado à protecção dos Oceanos, com música, letra e coreografia inéditas do compositor Mário Nascimento, da letrista Maria Helena Vieira e do coreógrafo Luís Sousa, cujo a estreia é no dia 3 de Junho no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Este musical pretende educar para a necessidade urgente da preservação e sustentabilidade do meio ambiente, sensibilizando a comunidade sobre as consequências dos nossos actos ao colocarmos indevidamente os resíduos na rede de saneamento.

Nesta edição, ao abrigo da parceria com a AdCL, está também prevista uma caminhada, também amanhã, pelas 9h10, com partida no jardim St. Agostinho e términus na ETAR das Olhalvas, com possibilidade de visita à instalação. Uma caminhada que conta, também, com a colaboração do CIA de Leiria que irá promover a observação e identificação de plantas autóctones e invasoras, as aves, insectos e outras espécies presentes no ecossistema ribeirinho do percurso Polis, e ainda instalar dois hotéis de insectos na ETAR das Olhalvas, com o objectivo de promover lugares de refúgio para estas espécies polinizadoras e fomentar a biodiversidade deste local.

Também no dia 5 de Junho, às 15h00, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, a AdCL assina o protocolo de colaboração regional com o Exploratório de Coimbra, cujo objectivo é comunicar a essencialidade do serviço diário prestado pela AdCL, através da exposição ÁGUA – uma exposição sem filtro. Esta mostra convida pequenos e graúdos a lutar contra o stress hídrico e a escassez de água, por um futuro com água para todos. Composta por 30 módulos, a exposição desafia o visitante a assumir com empenho um compromisso pela água, através de quatro áreas temáticas que exploram os contrastes entre a vida com e sem acesso a água.