Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia Mundial do Ambiente celebrado com exposição de pintura de Xana Toc-Toc

5 de Junho 2020 Jornal Campeão: Dia Mundial do Ambiente celebrado com exposição de pintura de Xana Toc-Toc

O Museu da Água, da empresa municipal Águas de Coimbra, reabriu ao público a 18 de Maio, após permissão pelo Governo no decorrer da segunda fase de desconfinamento, retomando a sua actividade com uma exposição já patente e uma outra, da conhecida “Xana Toc-Toc”, que é inaugurada hoje, Dia Mundial do Ambiente.

Encerrado desde Março devido ao estado de emergência, o Museu da Água volta, agora, à “nova normalidade”, e é visitável, numa primeira fase, de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 18h00.

O espaço museológico teve patente a exposição “Água e Criaturas Marinhas”, da autoria dos alunos da licenciatura em Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e também uma outra, de estudantes da Profitecla, intitulada “Saberes e vivências do Mondego”.

Neste Dia Mundial do Ambiente é inaugurada a exposição de pintura “Sem Chão”, da autoria de Xana Abreu (também conhecida por Xana Toc Toc, cantora infantil). A mostra deveria ter sido estreada no Dia Mundial da Água, a 22 de Março, mas a declaração de estado de emergência no país não permitiu que tal acontecesse. Estará, agora, visitável até 26 de Julho.

Durante este período de confinamento, o Museu não quis perder a ligação com o público, em particular, o infanto-juvenil, e aproveitando as redes sociais, lançou, na sua página de Facebook, o primeiro “desafio da água”. “A experiência, para se fazer em casa e em família, permitia aos mais novos perceberem melhor como funciona o ciclo da água”, afirma o Museu, sublinhando que, “desde então [19 de Março], tem sido publicado um desafio por semana, para que se continue a aprender mais sobre este recurso tão valioso e escasso”.