Coimbra  21 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia Mundial: Águas do Centro Litoral sensibiliza mais de 1 100 jovens

22 de Março 2019

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água e mais de 1 100 crianças e jovens são sensibilizados pela Águas do Centro Litoral (AdCL) nos municípios de Aveiro, Águeda, Leiria, Lousã e Mealhada.

Num ano em que a ONU definiu como tema do Dia Mundial da Água a “Água para todos”, a AdCL percorre vários municípios da sua área de intervenção, dando a conhecer o seu trabalho diário, promovendo as boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos.

Durante toda esta semana, a AdCL tem participado na Semana da Floresta e da Água na Lousã, onde recebe mais de 600 alunos de escolas e instituições do município. Durante os cinco dias, a AdCL está no Laboratório da Água na Oficina da Segurança, onde, através do seu puzzle “gigante” sobre o ciclo urbano da água, os visitantes ficam a conhecer mais sobre o trabalho realizado diariamente pela ETA e ETAR, realçando o valor da água enquanto recurso essencial à vida.

Esta iniciativa culmina com a distribuição de cantis de água reutilizáveis pelos mais de 600 participantes, promovendo o consumo de água da torneira e reduzir ao mínimo o desperdício de plástico. Em troca de uma garrafa de plástico, levam um cantil AdCL.

A Semana da Floresta e da Água termina amanhã (sábado), pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, com a apresentação do livro “Valorizar a Serra da Lousã”. Esta obra surge de uma candidatura conjunta ao Fundo Ambiental, cujo objectivo foi implementar o projecto “Conhecer, Valorizar e Preservar a Serra da Lousã”, tendo sido desenvolvidas outras acções ajustadas a diferentes públicos-alvo de faixas etárias distintas com vista à alteração de comportamentos e sensibilização dos diversos ‘stakeholders’.

As comemorações do Dia Mundial da Água começaram na segunda-feira (dia 18), no município de Águeda, na Escola Básica de Valongo do Vouga. Porque, hoje, abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de actividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água, a AdCL explica porque é que o “melhor do nosso trabalho não se vê, vive-se”.

Também

Na terça-feira, A AdCL esteve em duas Eco-Escolas do município de Leiria. Da parte da manhã, a AdCL esteve no Colégio Senhor do Milagres onde dinamizou uma visita virtual à ETA (estação de tratamento de água) e à ETAR (estação de tratamento de águas residuais). O objectivo foi explicar aos alunos do 5.º e 6.º ano o funcionamento e o papel de cada uma destas infraestruturas, identificando as diversas etapas de tratamento relacionadas com a água, para o correto desenvolvimento do Ciclo Urbano da Água.

A parte da tarde foi dedicado aos mais pequenos, pré-escolar, cujo objectivo foi dar a conhecer o ciclo da água, através da narração de histórias. Hoje (22), a AdCL está em duas escolas de Leiria a promover acções de sensibilização para os mais jovens, envolvendo perto de 50 crianças.

Ontem, em parceria com o município da Mealhada, a AdCL esteve no Parque da Cidade para comemorar o Dia Mundial da Água e onde dinamizou experiências alusivas ao Ciclo Urbano da Água (ETA + ETAR).

Também ontem, cerca de 100 alunos da Escola Básica Integrada da Torreira visitam a ETAR de Cacia, em Aveiro, para conhecer as várias fases de tratamento por onde a água suja deve passar para ser devolvida correctamente ao meio hídrico.

Todas estas acções estão inseridas no Plano Estratégico de Educação Ambiental da AdCL disponível a todos os municípios servidos pela empresa.

AdCL promove AQUAQUIZ

O Grupo AdP lançou, dia 01 de Fevereiro, o AQUAQUIZ, um novo jogo online em formato de quiz, que tem como objectivo fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água.

Este jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível através do endereço www.aquaquiz.pt.

Até 17 de Maio decorre uma competição nacional, que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está também disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores.

O AQUAQUIZ é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com