Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia do ISEC celebra-se na quinta-feira

9 de Maio 2022 Jornal Campeão: Dia do ISEC celebra-se na quinta-feira

O dia do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra do Politécnico de Coimbra (ISEC) assinala-se na quinta-feira (12), no auditório principal, a partir das 15h00.

Depois de uma sessão de boas-vindas, decorrem várias homenagens, incluindo ao antigo presidente da Associação de Estudantes Adelino Guerra Besteiro, a alunos ucranianos e a docentes e não docentes.

Está igualmente previsto um momento musical.

O ISEC refere que “tem como missão a criação, transmissão e difusão de cultura, ciência e tecnologia, ministrando uma formação de nível superior para o exercício de atividades profissionais no domínio da engenharia e promove o desenvolvimento da região em que se insere”.

Assumindo uma estratégia de aproximação às empresas e à região, nos últimos cinco anos o ISEC reforçou a sua ligação à cidade, tendo ao longo destes anos celebrado mais de 80 protocolos com parceiros estratégicos que visam, igualmente, acompanhar a evolução da ciência, da tecnologia e do mercado de trabalho, das quais se destaca o estreitamento de ligações com a Câmara Municipal de Coimbra e a ligação com as autarquias pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), nomeadamente, às Câmaras Municipais de Condeixa-a-Nova, Tábua, Arganil, Lousã, Cantanhede e Figueira da Foz; a ligação a Juntas de Freguesia e a ligação a empresas de renome como a Altice, Critical, Efapel, Prio, Siemens, entre outras.

Reforçando esta ligação entre a comunidade estudantil e o meio empresarial, o ISEC criou a Coimbra Engineering Academy, cujo foco é conferir competências aos alunos possibilitando uma rápida e adequada integração no mercado de trabalho; criou o GIPA – Gabinete de Inserção Profissional e Alumni – que pretende ter um papel activo na transição dos estudantes do ISEC para o mercado de trabalho e que pretende potenciar e estreitar a ligação das empresas com o ISEC, tendo, para tal, criado o Portal do Emprego; disponibilizou espaços nos diversos Departamentos do campus do ISEC para a criação e instalação de Laboratórios, em parceria com entidades estratégicas. Estes Laboratório dinamizam a relação entre os alunos e as empresas, abrindo portas para a mútua colaboração e desenvolvimento de projectos.

Proporciona, ainda, a inclusão dos alunos no ramo da investigação científica, através da atribuição de Bolsas de Investigação.

Com mais de 100 anos de história, de ensino e investigação o ISEC ministra cursos de Mestrado, Licenciatura, Pós-Graduações e Cursos de Especialização Tecnológica a mais de 3000 alunos. Destacamos que 17% do corpo estudantil é do sexo feminino.

Atento e sensível à actualidade e às necessidades do futuro dos alunos, o ISEC acolhe nos seus cursos estudantes de diversos países de vários pontos do mundo (como por exemplo, Turquia, Brasil, Jordânia, Coreia, Angola… entre outros). Não podemos deixar de destacar a frequência e a integração de alguns alunos de nacionalidade Ucraniana nos cursos do ISEC, bem como a integração de uma investigadora, da mesma nacionalidade, num projecto/laboratório desenvolvido pelo ISEC.

A missão do ISEC é proporcionar um ensino de excelência procurando, constantemente, a valorização, a motivação e a modernização tecnológica e científica. Assumindo-se como um parceiro privilegiado e de referência que proporciona – através da organização de um conjunto de iniciativas, como por exemplo palestras, colóquios e conferências – o desenvolvimento de novas competências que levarão os alunos a perceber o mundo profissional.